Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Novos vazamentos sugerem que a Sony planeja lançar o PlayStation VR 2, seu novo headset de realidade virtual, em algum momento de 2022. O projeto, que já havia sido confirmado em fevereiro, mescla óculos com fones de ouvido e pode ter suporte a outros dispositivos além do PlayStation 5, como smartphones.

De acordo com arquivos obtidos pela Bloomberg, a Sony projetou o novo headset de realidade virtual utilizando telas OLED fabricadas pela Samsung e deve chegar ao mercado no período de festas do ano que vem, no final do ano como uma aposta para as vendas de natal. Além disso, o fato de a Sony permanecer com telas de OLED também sugere maior qualidade ao produto, tendo em vista que muitos fabricantes passaram a fabricar óculos VR com telas de LED para diminuir os custos de produção.

publicidade
Sensores hápticos

Os rumores de que a Sony lançaria um PlayStation VR 2 surgiram ainda no ano passado, quando imagens da sua patente foram vazadas. De acordo com os documentos, o dispositivo terá sensores hápticos capazes de identificar se o acessório está ajustado de maneira adequada ao corpo do jogador, aumentando a imersão nas partidas.

patente-headset-vr-ar

Patente indica óculos e headset menores e mais leves que os presente no PlayStation VR atual. Imagem: montagem Vida Celular com base no arquivo de patente disponibilizado pelo Lets Go Digital

Estes sensores são descritos no documento como um dispositivo HMD (head mounted display, lit. “tela montada na cabeça”), baseado em um par de óculos e headsets com sensores de movimento, pressão e uma câmera para identificar a interação do usuário com o ambiente. A ideia é que estes sensores auxiliem o jogador a identificar se o acessório está muito apertado, ou mesmo frouxo demais. A tecnologia sensível ao corpo do jogador é a mesma utilizada pela Sony no desenvolvimento do controle Dual Sense, do PlayStation 5. Você pode conferir a descrição completa do aparelho (em inglês) aqui.

A confirmação de que o dispositivo estava em produção foi feita pela própria Sony, em fevereiro deste ano. E apesar do anúncio, a empresa não revelou nenhuma imagem ou detalhes sobre o gadget. O próprio nome PlayStation VR 2 é incerto e já existem leakers se referindo ao produto como PlayStation VR S.

Headset compacto

A Sony lançou o seu primeiro headset de realidade virtual para o PlayStation 4 em 2016. Desde então a tecnologia destes dispositivos evoluiu muito, passando a ficar mais leves, menores e mais baratos. Com isto, a expectativa é que o novo PlayStation VR esteja mais próximo de outros aparelhos disponíveis no mercado, como HTC Vive Focus 3.

publicidade

Via Olhar Digital