Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google já anunciou o Android 12 e uma série dos seus recursos, mas não havia comunicado que o usuário poderá jogar um game enquanto ele baixa, ou seja, antes de esperar o download completar. Não é nada difícil um game pesar gigas na Play Store — dado a capacidade de performance dos smartphones atualmente. Por isso, a função deverá permitir que, enquanto um título ainda instala recursos, ao menos o começo fique prontamente disponível.

A novidade usa o recurso Play as you Download (PAD), e foi anunciada no Google for Games Developer Summit, evento para desenvolvedores que acontece entre hoje (12/07) e amanhã (13/07). A boa notícia é que, segundo a empresa, isso não implicará em movimentos adicionais na hora de compilar os jogos para publicação. Os games que já usam o Play Asset Devlivery System poderão se beneficiar de forma automática da nova ferramenta.

publicidade
Distribuição inteligente e rápida

O comunicado chega pouco após o Google confirmar que o formato APK será abandonado e substituído pelo AAB, como mostramos aqui. O Android App Bundle é quase uma evolução do formato antigo (uma espécie de pacote ZIP) para um formato mais inteligente de distribuição. Ele torna software até 15% menor em tamanho de transferência e armazenamento, entregando de forma dinâmica apenas os recursos necessários, a depender do aparelho.

Para o usuário, tudo funcionará de forma mais simples do que parece: durante o download de um título na Play Store, no Android 12, será possível já jogar enquanto ele está baixando — com o botão de “Abrir” aparecendo antes mesmo da porcentagem evoluir para 100%. Segundo o Google, isso permitirá que o usuário comece um novo jogo até duas vezes mais rapidamente que no modelo de transferência atual.

Vale lembrar, o Android 12 deverá ser lançado oficialmente entre agosto e setembro — por histórico a companhia não foge desse cronograma. Este já é o upgrade mais testado de todos os tempos. Os celulares Pixel deverão ser os primeiros a recebê-lo de forma estável — mas algumas fabricantes já testam a atualização para fornecê-la aos seus celulares também.

Via The Verge

publicidade