Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A versão beta do Android 12 parece ter alcançado um grande sucesso de instalações, segundo o vice-presidente de engenharia Dave Burke. Quase um mês após o Google I/O, evento onde o Android 12 foi anunciado e a primeira versão beta do SO foi apresentada, uma versão beta 2 já está disponível para os usuários experimentarem.

Trazendo novos recursos de privacidade, o beta 2 é tido como um refinamento do sistema operacional que está sendo lançado. Usuários Pixel e de alguns dispositivos de outras fabricantes podem se inscrever para obter essa versão de teste para atualizações over-the-air. Além disso, aquelas pessoas que já se inscreveram no beta 1 receberão automaticamente esta nova atualização. Em nosso post aqui é possível saber detalhes sobre todos esses processos de inscrição e instalação.

publicidade
Painel de privacidade e conectividade mais intuitiva

Das novidades da versão beta 2 do Android 12, há o Painel de Privacidade, que busca oferecer aos usuários uma melhor visibilidade sobre os dados que os apps instalados em seus aparelhos estão acessando. O painel oferece uma visão de linha do tempo em um espaço de 24 horas com todos os acessos recentes de aplicativos ao microfone, câmera e dados de localização. Usuários Pixel também podem solicitar detalhes de um aplicativo sobre por que ele acessou dados confidenciais.

Tela do Android 12 beta 2

Reprodução/Android Developers

Uma experiência de conectividade mais simples e intuitiva também é o foco do Android 12 ao trazer um novo painel de internet para o beta 2. Este painel pretende tornar possível alternar entre provedores de internet e solucionar problemas de conexão de rede com mais facilidade.

Indicadores e botões de microfone e câmera

No beta 2, indicadores foram adicionados à barra de status para permitir que os usuários do Android 12 saibam quando os aplicativos estão usando a câmera ou o microfone de seus celulares. Essas informações ficarão na parte de cima do celular, no canto superior direito da tela. Os usuários também podem ir para Configurações rápidas para ver quais aplicativos estão acessando seus dados de câmera ou microfone e gerenciar as permissões, se necessário. Botões de configurações rápidas também estão sendo inseridos em dispositivos compatíveis, que poderão tornar mais fácil e ágil para os usuários desativar o acesso de um determinado app ao microfone e à câmera.

Informações de uso de bateria

Fora as novidades acima que foram citadas no post de Burke, informações trazidas por Mishaal Rahman, do XDA-Developers, dão conta que, no beta 2, telefones Pixel receberão detalhes diferenciados sobre a bateria, a partir de filtro por períodos de duas horas do dia anterior. Nas configurações de sistema no Android 12, ao tocar em colunas individuais, será possível limitar as estatísticas da bateria abaixo do gráfico para mostrar apenas quais apps e recursos foram usados ​​neste período. Infelizmente, o tempo de ativação permanece oculto nesta versão beta, assim como na primeira.

publicidade

É importante reforçar que versões beta significam que o sistema está em desenvolvimento. Logo, as novidades apresentadas podem acabar mostrando alguns bugs. Com isso, há recomendação para que os usuários que estão dispostos a fazer os testes do Android 12 façam a instalação do beta 2 em um telefone secundário. O lançamento da versão estável da plataforma está sendo aguardado para setembro.

Via Olhar Digital e Android Headlines