O TikTok já expandiu o tamanho dos vídeos que podem ser publicados na plataforma, e agora parece testar novas formas de monetização para os usuários. O serviço da ByteDance — que está vendendo a inteligência artificial do aplicativo a interessados — está testando o Shoutouts, um canal onde usuários poderão comprar mensagens personalizadas de criadores de conteúdo, um serviço semelhante ao Cameo.
Aparentemente o TikTok Shoutouts está em testes bem restritos na Turquia, e com pelo menos uma usuária em Dubai, a criadora de conteúdo “Buketyildirims”, que tem uma comunidade de um milhão de seguidores. No seu perfil, a ferramenta anuncia que ele pode criar vídeos personalizados por 250 moedas do serviço.
Já as moedas do TikTok não são novidade e podem ser compradas com dinheiro real para envio de figurinhas durante lives. A depender do sticker selecionado, o influenciador que está ao vivo recebe uma porcentagem do valor do adesivo. Aparentemente o Shotouts continuará abraçando a moeda digital da ByteDance, ao invés de cobrar diretamente no cartão dos usuários.
Esforço de monetização direta das redes sociais vem crescendo
Pelas poucas informações disponíveis, o TikTok Shoutouts funcionará no seguinte fluxo: o usuário solicita a gravação personalizada — por um valor determinado pelo influencer no seu perfil — e este tem três dias para decidir ou rejeitar a solicitação. Em caso positivo, o criador de conteúdo envia a gravação e a plataforma pode demorar até uma semana para revisá-la e disponibilizá-la.
Por enquanto, o TikTok não falou de forma pública sobre o Shoutouts. Se ampliado e lançado oficialmente, o recurso se somará a outros movimentos de redes sociais visando a monetização direta de suas plataformas: o Twitter, por exemplo, já promove Spaces pagos e pretende lançar o Twitter Blue. E já seleciona interessados para o Super Follow. Instagram irá pelo mesmo caminho com os Exclusive Stories — e quem sabe até NFTs.