Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (01/07). Estava em teste desde dezembro para usuários selecionados e, nas próximas semanas, ficará disponível para o público em geral. O TikTok passará a exibir vídeos mais longos, de até três minutos, em sua plataforma.

Atualmente, o limite de duração para um vídeo na plataforma de clipes é de 60 segundos. De acordo com o TikTok, a expansão para três minutos parte do objetivo de dar aos criadores de conteúdo uma maior flexibilidade durante a filmagem. Além disso, poupar os usuários de terem que dividir seus clipes em várias partes na plataforma — a despeito de muitos adotarem a descontinuidade como uma identidade estética na rede social.

publicidade

“Os criadores são bem versados em construir histórias de várias partes no TikTok (todos nós conhecemos a frase, ‘curta e siga para a parte 3’)”, afirma Drew Kirchhoff, diretor de produtos da rede social. “Mas frequentemente escutamos que seria legal ter um pouco mais de tempo [nos vídeos] para trazer receitas de culinária e elaborar tutoriais de beleza, planos de aulas educacionais e esquetes de comédia com as ferramentas criativas do TikTok.”

Mudança no algoritmo?

Embora Kirchhoff mencione o “mundo de possibilidades criativas” na mudança, o executivo não explicou como a ampliação na duração dos vídeos para três minutos pode afetar na construção do algoritmo de recomendações no TikTok. Vale lembrar, por exemplo, o que se deu no (agora) concorrente YouTube, em que o contínuo agigantamento dos clipes na década de 2010 levou a uma mudança na estratégia de retenção de espectadores. Isto é, o que antes era um polo de compartilhamento de clipes e trechos de eventos e shows agora se tornou uma plataforma para vídeos cada vez mais longos — alguns até de 24 horas.

De qualquer forma, o TikTok tem incrementado uma série de medidas de aprimoramento para a criação de vídeos nos últimos tempos. Além da anunciada expansão no tempo de transmissão, os usuários agora podem construir os Jumps, em que é possível integrar os vídeos com apps de terceiros para somar com alguns virais e incluir informações que não sejam possíveis de repassar inteiramente somente nos vídeos.

Via The Verge

publicidade

Imagem: Solen Feyissa/Unsplash/CC