Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 ainda nem foram lançados, mas a Samsung já está de olho no próximo grande avanço. Para isso, trabalha no projeto de seu primeiro celular extensível. O projeto registrado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) sob o nome “Dispositivo eletrônico rolável incluindo estrutura de compensação de liberação” mostra que o futuro lançamento pode se chamar Galaxy Z Slide ou Galaxy Z Roll, como já chegou a ser ventilado.

Uma das vantagens em relação aos modelos dobráveis, de acordo com as imagens renderizadas pelo LetsGoDigital em cima das informações da patente, é a ausência de vincos (dobras) na tela. Encontrar uma forma de minimizar os danos à tela foi uma das maiores preocupações da Samsung durante o desenvolvimento do projeto do Z Fold e do Z Flip, que em breve chegarão em suas novas gerações.

publicidade
Tela gigante

Imagem mostra como funcionaria o celular extensível da Samsung

Além disso, como o celular extensível da Samsung tornaria a tela maior sendo puxada para o lado, os componentes motorizados ficariam mais protegidos, dentro do corpo do smartphone. A ideia da Samsung é que o usuário tenha em mãos um smartphone aparentemente comum, mas que dará a ele aproximadamente 30% a mais de tela quando o modo extensível for ativado.

O mecanismo funcionaria utilizando várias molas helicoidais, além de uma longa mola em forma de placa. A tela flexível seria guiada por um rolo de rotação. Esse rolo, segundo a patente registrada pela Samsung, é bloqueado automaticamente quando a tela está totalmente estendida, impedindo o avanço excessivo e, consequentemente, a quebra do mecanismo.

Câmera de selfie sob a tela e sensor de frequência cardíaca

Imagem mostra patente do celular extensível da Samsung

publicidade

O futuro celular extensível da Samsung também deverá apresentar outras boas novidades se, efetivamente, sair do papel e se tornar realidade. Uma delas é a tão esperada câmera de selfie sob a tela, que no Z Fold 3 será apenas na parte interna do telefone. Segundo a patente divulgada hoje, ela faz parte do projeto que vem sendo trabalhado, assim como o leitor de digital embutido.

As demais câmeras, três no total, terão a companhia de um flash em LED logo abaixo delas, e de mais uma novidade: um sensor HRM para mensuração da frequência cardíaca. Ele chegou a fazer parte dos planos para as séries S20 e S21, mas acabou deixado de lado, possivelmente para não atrapalhar as vendas dos smartwatches Galaxy Watch. Agora, parece que será efetivamente implementado no celular extensível Samsung.

É possível ainda observar nas imagens que as laterais do flagship foram projetadas sem botões. Na parte inferior, nota-se uma conexão USB-C, bem como um alto-falante duplo e um microfone. Ainda não há, pelo menos por enquanto, previsão para o celular extensível da Samsung sair do papel, mas que o projeto é interessante, isso não dá para negar.

Via Android Authority

Imagens: LetsGoDigital