Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O mercado de smartphones sempre exige renovação e tem ido muito além de retângulos com bordas de metal. A Samsung, que é uma das fabricantes pioneiras das telas flexíveis, está trabalhando em um celular extensível, segundo documentação aprovada nesse mês pelo WIPO (World Intellectual Property Office, ou Organização Mundial de Propriedade Intelectual). É claro que uma patente não indica que o produto vá ser lançado um dia, mas mesmo assim, ela é animadora.

Embora a Samsung ainda não tenha se manifestado sobre a patente, que foi registrada em março de 2020, no documento são revelados detalhes sobre como seria seu aparelho extensível. A partir de informações divulgadas neste documento a equipe do LetsGoDigital e o designer gráfico Jermaine Smit, também conhecido como Concept Creator fizeram um modelo 3D do suposto novo smartphone extensível da Samsung, dando uma visão de como pode ser a nova patente da empresa.

publicidade

Renderização em 3D de Smartphone Samsung extensilve Dual Slide

Samsung extensível de 6 a 8 polegadas

A patente da Samsung apresenta um aparelho de 6 polegadas de tamanho normal que se estende em um modelo 8 polegadas, o que significa que a área da tela poderá ser ampliada em aproximadamente 30%. A documentação diz tratar-se de um aparelho com duplo slide, um dispositivo retrátil duplo com capacidade de se mover na totalidade, no qual tanto a frente quanto a traseira são produzidas em material flexível para ampliar a largura do telefone. A patente cita inclusive várias possibilidades de materiais alternativos para garantir flexibilidade em todo o aparelho.

Isso é claramente diferente da maioria dos smartphones dobráveis que vimos até agora, que contam com uma parte traseira sólida com um interior dobrável. Para garantir tanta flexibilidade a Samsung estuda o uso de materiais que preservem essas características, como tecido ou couro.

Especificações da aptente do novo modelo Samsung Extensível
Especulações sobre possíveis especificações

Em sua forma compacta, parte da tela retrátil poderá ser armazenada na caixa. Uma espécie de engrenagem vai fazer a tela ser enrolado e desenrolada. O mesmo mecanismo também poderá ser usado na parte traseira. No modelo da Samsung é possível  que o design exterior não mude, independentemente da posição em que o telefone esteja sendo usado. O painel frontal pode ser semelhante à tela extensível usada no smartphone que a LG pode (ou não) lançar esse ano.

publicidade

Renderização em 3D de Smartphone Samsung extensilve Dual Slide

O sensor de impressão digital poderá ser colocado sob a tela sendo possível, se necessário, incluir mais sensores, como de gesto, de proximidade ou ainda um sensor infravermelho. A documentação também mencionou a integração de câmera frontal e câmera traseira. A frontal deverá ser bem semelhante àquela usada pela Samsung no Galaxy Z Fold 2, pois já foi testada e é relativamente fácil de aplicar em uma tela flexível. Já a câmera traseira conterá várias lentes e a posição será na vertical. Algo semelhante à câmera tripla do Galaxy S21.

Por enquanto, smartphone extensível da Samsung é apenas uma patente

Sabemos que somente o registro da patente não é garantia de nada e não há como dizer se ou quando o extensível da Samsung vai ganhar de fato o mercado. Pelo menos por enquanto o único modelo previsto para lançamento seria o LG Rollable, que pode nem sequer ver a luz do dia.

Caso se confirme, será que o modelo extensível da Samsung vai virar realidade e quem sabe até tomar o espaço dos dobráveis no mercado? Pelo visto vamos ter que acompanhar o “desenrolar” dos próximos acontecimentos.

Via Tom’s Guide

Imagens: Jermaine Smit/LetsGoDigital