

O mercado de smartphones sempre exige renovação e tem ido muito além de retângulos com bordas de metal. A Samsung, que é uma das fabricantes pioneiras das telas flexíveis, está trabalhando em um celular extensível, segundo documentação aprovada nesse mês pelo WIPO (World Intellectual Property Office, ou Organização Mundial de Propriedade Intelectual). É claro que uma patente não indica que o produto vá ser lançado um dia, mas mesmo assim, ela é animadora.
Embora a Samsung ainda não tenha se manifestado sobre a patente, que foi registrada em março de 2020, no documento são revelados detalhes sobre como seria seu aparelho extensível. A partir de informações divulgadas neste documento a equipe do LetsGoDigital e o designer gráfico Jermaine Smit, também conhecido como Concept Creator fizeram um modelo 3D do suposto novo smartphone extensível da Samsung, dando uma visão de como pode ser a nova patente da empresa.
A patente da Samsung apresenta um aparelho de 6 polegadas de tamanho normal que se estende em um modelo 8 polegadas, o que significa que a área da tela poderá ser ampliada em aproximadamente 30%. A documentação diz tratar-se de um aparelho com duplo slide, um dispositivo retrátil duplo com capacidade de se mover na totalidade, no qual tanto a frente quanto a traseira são produzidas em material flexível para ampliar a largura do telefone. A patente cita inclusive várias possibilidades de materiais alternativos para garantir flexibilidade em todo o aparelho.
Isso é claramente diferente da maioria dos smartphones dobráveis que vimos até agora, que contam com uma parte traseira sólida com um interior dobrável. Para garantir tanta flexibilidade a Samsung estuda o uso de materiais que preservem essas características, como tecido ou couro.
Em sua forma compacta, parte da tela retrátil poderá ser armazenada na caixa. Uma espécie de engrenagem vai fazer a tela ser enrolado e desenrolada. O mesmo mecanismo também poderá ser usado na parte traseira. No modelo da Samsung é possível que o design exterior não mude, independentemente da posição em que o telefone esteja sendo usado. O painel frontal pode ser semelhante à tela extensível usada no smartphone que a LG pode (ou não) lançar esse ano.
O sensor de impressão digital poderá ser colocado sob a tela sendo possível, se necessário, incluir mais sensores, como de gesto, de proximidade ou ainda um sensor infravermelho. A documentação também mencionou a integração de câmera frontal e câmera traseira. A frontal deverá ser bem semelhante àquela usada pela Samsung no Galaxy Z Fold 2, pois já foi testada e é relativamente fácil de aplicar em uma tela flexível. Já a câmera traseira conterá várias lentes e a posição será na vertical. Algo semelhante à câmera tripla do Galaxy S21.
Sabemos que somente o registro da patente não é garantia de nada e não há como dizer se ou quando o extensível da Samsung vai ganhar de fato o mercado. Pelo menos por enquanto o único modelo previsto para lançamento seria o LG Rollable, que pode nem sequer ver a luz do dia.
Caso se confirme, será que o modelo extensível da Samsung vai virar realidade e quem sabe até tomar o espaço dos dobráveis no mercado? Pelo visto vamos ter que acompanhar o “desenrolar” dos próximos acontecimentos.
Via Tom’s Guide
Imagens: Jermaine Smit/LetsGoDigital