Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma nova patente registrada pela Samsung apareceu na WIPO (World Intellectual Property Organization – Organização Mundial da Propriedade Intelectual) apresentando um conceito de celular dobrável com câmera giratória. Mas num mecanismo que nunca foi usado antes.

ilustração de um telefone dobravel com camera giratória

Reprodução/WIPO

Na patente sob a numeração WO2021118187, intitulada (em tradução livre) Dispositivo Eletrônico Seguível com Câmera Rotável e Método para a Captura de Imagens da Mesma, a Samsung aponta que dispositivos eletrônicos convencionais oferecem câmeras fixas. Logo, para obter imagens capturadas de outras visualizações ao redor do aparelho, o usuário precisa mudar a direção da lente mudando a direção do próprio smartphone.

publicidade
ilustração de um telefone dobravel com camera giratória

Reprodução/WIPO

É um conceito bem mais ambicioso do já usado pela própria Samsung no A80. A ideia então, como a dos concorrentes, era simplesmente esconder a câmera de selfie para liberar a tela inteira para uso. No caso da nova patente da Samsung, é tirar fotos em qualquer ângulo em relação ao celular.

Uma solução para facilitar o uso da câmera do celular seria, conforme a patente, a existência de um módulo giratório permitindo que o smartphone seja mantido na mesma orientação e, ao mesmo tempo, que as fotos sejam tiradas de vários ângulos. Na documentação da Samsung, esta câmera giratória poderia ser acomodada tanto como recurso da parte traseira, como recurso frontal de um celular dobrável.

ilustração de um telefone dobravel com camera giratória

Reprodução/WIPO

O módulo de câmera rotativo estaria anexado a uma primeira estrutura de alojamento e residiria em uma das bordas do dispositivo. A patente sugere que o módulo giratório da câmera poderia ser inserido em algum ponto das quinas das bordas de um dos lados do telefone, ou ao centro da borda da estrutura de tela, dando um aspecto parecido com a câmera de um notebook ao ser dobrado o celular.

ilustração de um telefone dobravel com camera giratória

Reprodução/WIPO

A patente também revela que o celular dobrável idealizado seria equipado com um módulo sensor de movimento capaz de saber qual é a orientação do aparelho no momento. Um outro módulo sensor de ângulo de dobra determinaria o ângulo formado entre as estruturas de alojamento quando o celular estiver dobrado.

publicidade
ilustração de um telefone dobravel com camera giratória

Reprodução/WIPO

Ambos os sensores funcionariam de modo a ajudar a identificar a postura do dispositivo assim que o app da câmera estiver acionado. A partir daí, o módulo rotativo ajustaria a direção conforme a necessidade. A patente revela que o processador ficaria conectado ao primeiro monitor com o módulo do sensor de movimento e os módulos do sensor de ângulo de dobra seriam anexados a ele.

Via MySmartPrice e SlashGear