Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já faz algum tempo que as marcas tentam implementar sistemas para exibir a câmera frontal sem precisar deixar um buraco. Uma tela completamente sem interrupções continua a ser o Santo Graal da indústria, com nenhuma solução, como câmera sob tela, ou câmeras pop-up, até o momento se mostrando a saída a ser adotada em massa. A mais recente iniciativa nesse seguimento é da Xiaomi, que registrou uma patente de câmera giratória.

Nas imagens, a câmera fica em um círculo que surge na parte de cima do aparelho. Nesse módulo, duas câmeras ficam posicionadas. Um movimento de rotação é feito para esconder as lentes quando não estão sendo usadas.

publicidade
patente de câmera giratória da Xiaomi

Imagem: 91Mobiles

A patente foi registrada em novembro de 2021 e publicada nesta semana no escritório de Propriedade Intelectual Nacional da China. As fotos do conceito foram reveladas pelo 91Mobiles. Tirando a câmera, os outros elementos do aparelhos são comuns em outros smartphones, como a tela quase sem bordas, a lente traseira em forma de círculo, flash LED além de uma entrada USB-C.

O funcionamento da câmera giratória da Xiaomi é uma opção ao pop-up. Ao abrir o aplicativo de fotos, o dispositivo (de foto) gira 180 graus automaticamente e exibe o sistema de selfie, composto por duas câmeras. A principal vantagem é não deixar nenhum engaste na frente.

A Xiaomi parece mesmo empenhada em desenvolver um sistema de câmeras que não dependa de um furo no display. Em outra patente recente, a chinesa usa um modelo que joga duas, das quatro câmeras traseiras do dispositivo, para a frente, semelhante ao que acontece com o A80, lançado pela Samsung há alguns anos. No mesmo seguimento a Oppo também já registrou modelos de um projeto semelhante.

Lembrando que o fato de Xiaomi ter a patente não significa necessariamente que a empresa vai lançar um smartphone com a câmera giratória, mas é um indício de que a chinesa está desenvolvendo o sistema. Ainda não há informações sobre nenhum smartphone da fabricante chegar ao mercado com o recurso.

publicidade

Via 91Mobiles