Uma nova patente registrada pela Samsung apareceu na WIPO (World Intellectual Property Organization – Organização Mundial da Propriedade Intelectual) apresentando um conceito de celular dobrável com câmera giratória. Mas num mecanismo que nunca foi usado antes.
Na patente sob a numeração WO2021118187, intitulada (em tradução livre) Dispositivo Eletrônico Seguível com Câmera Rotável e Método para a Captura de Imagens da Mesma, a Samsung aponta que dispositivos eletrônicos convencionais oferecem câmeras fixas. Logo, para obter imagens capturadas de outras visualizações ao redor do aparelho, o usuário precisa mudar a direção da lente mudando a direção do próprio smartphone.
É um conceito bem mais ambicioso do já usado pela própria Samsung no A80. A ideia então, como a dos concorrentes, era simplesmente esconder a câmera de selfie para liberar a tela inteira para uso. No caso da nova patente da Samsung, é tirar fotos em qualquer ângulo em relação ao celular.
Uma solução para facilitar o uso da câmera do celular seria, conforme a patente, a existência de um módulo giratório permitindo que o smartphone seja mantido na mesma orientação e, ao mesmo tempo, que as fotos sejam tiradas de vários ângulos. Na documentação da Samsung, esta câmera giratória poderia ser acomodada tanto como recurso da parte traseira, como recurso frontal de um celular dobrável.
O módulo de câmera rotativo estaria anexado a uma primeira estrutura de alojamento e residiria em uma das bordas do dispositivo. A patente sugere que o módulo giratório da câmera poderia ser inserido em algum ponto das quinas das bordas de um dos lados do telefone, ou ao centro da borda da estrutura de tela, dando um aspecto parecido com a câmera de um notebook ao ser dobrado o celular.
A patente também revela que o celular dobrável idealizado seria equipado com um módulo sensor de movimento capaz de saber qual é a orientação do aparelho no momento. Um outro módulo sensor de ângulo de dobra determinaria o ângulo formado entre as estruturas de alojamento quando o celular estiver dobrado.
Ambos os sensores funcionariam de modo a ajudar a identificar a postura do dispositivo assim que o app da câmera estiver acionado. A partir daí, o módulo rotativo ajustaria a direção conforme a necessidade. A patente revela que o processador ficaria conectado ao primeiro monitor com o módulo do sensor de movimento e os módulos do sensor de ângulo de dobra seriam anexados a ele.
Via MySmartPrice e SlashGear