Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Conforme já havia sido vazado anteriormente, a Qualcomm está trabalhando em seu primeiro chipset fabricado no processo de 4nm que pode ser concluído em 2022. Trata-se do sucessor do atual carro-chefe da empresa, o Snapdragon 888. Contudo, a empresa americana está em segundo lugar na corrida pelo processador com essas medidas, já que a MediaTek está para lançar seu ainda este ano.

A informação do novo processador da Qualcomm foi vazada por Evan Blass em seu perfil no Twitter. O usuário famoso por vazamentos assertivos, inclusive de renders de produtos prestes a saírem ao mercado, também trouxe alguns detalhes desse processador que promete ser um verdadeiro upgrade em relação ao SoC atual.

publicidade

Detalhes do novo SoC

Dentre as melhorias que podem estar presentes no sucessor do Snapdragon 888, destacam-se o processador gráfico Adreno 730 e o processador de imagem Spectra 680. Esses itens são superiores aos que se encontram no atual SoC, que são o Adreno 660 e Spectra 580. Trata-se de um salto no poder de processamento.

publicidade

Outro fator que contribui para a potência do chipset é seu tamanho reduzido. Enquando o Snapdragon 888 tem 5nm, a redução para 4 nm de seu sucessor deve entregar mais velocidade no processamento de dados. Isso porque a eletricidade rodará pelos principais componentes em menos tempo.

Por fim, outro item que ganha destaque no novo processador é seu modem de conexão 5G. Batizado com o nome de X65, o modem foi anunciado pela Qualcomm como uma das suas grandes inovações em 2021. Sua velocidade de conexão é capaz de alcançar uma taxa de download de 10 Gbps usando uma largura de banda de 1000MHz.

Snapdragon 888 também deve ganhar versões Lite e Plus

Mesmo já preparando o processador que irá suceder seu atual carro-chefe, a Qualcomm ainda não declarou o fim da era 888. Pelo contrário. A empresa está preparando outros dois modelos que devem servir como novas versões do processador, uma mais leve e outra mais potente.

O Snapdragon 888+ deve oferecer 6% a mais de potência que seu modelo tradicional. E, ao que tudo indica, já tem destino. O primeiro smartphone que irá carregá-lo será o próximo da linha Magic da Honor. Já o Snapdragon 888 Lite será uma versão potente do SoC voltada para aparelhos com conexão 4G e deve oferecer também um preço mais acessível.

Via Tech Radar