NotíciasQualcomm apresenta novo modem 5G Snapdragon X65

Ronnie Mancuzo3 semanas atrás9 min

A Qualcomm apresentou hoje o seu mais novo modem 5G, que promete oferecer velocidades sem fio de até 10 Gbps. O Snapdragon X65 é o novo carro-chefe da empresa, e também o sucessor do Snapdragon X60, apresentado no final do ano passado com o Snapdragon 888. Além disso, a Qualcomm também apresentou o modem X62, mais modesto, que atinge 4,6 Gbps.

O Snapdragon X65 foi projetado para suportar as velocidades 5G mais rápidas existentes atualmente, com desempenho sem fio semelhante à fibra, fazendo um melhor uso do espectro para flexibilidade, capacidade e cobertura de rede. São várias melhorias divulgadas pela Qualcomm, que incluem a possibilidade da nova arquitetura atualizável do software habilitar novos recursos 5G no futuro.

Velocidades de pico de 10 Gbps

mão segurando dispositivo com dados de 10 Gbps

“A transição 5G apresenta a maior oportunidade para a Qualcomm, já que a tecnologia móvel está prestes a beneficiar praticamente todos os setores”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO eleito da Qualcomm. O salto para velocidades de pico de 10 Gbps representa downloads 100 vezes mais rápidos que o LTE inicial e 5000 vezes mais rápidos que o 3G inicial. A base para esta próxima fase de desenvolvimento 5G é expandida pelo nova antena 3GPP versão 16.

O modem 5G Snapdragon X65 oferece velocidades de download de 10 Gbps usando uma largura de banda de 1000MHz. Já o Snapdragon X62 atinge 4,6 Gbps em uma largura de 400MHz. Ambos os modems foram projetados para funcionarem com a nova antena QTM545 mmWave. Essa quarta geração de antena da Qualcomm oferece maior cobertura 5G e melhor eficiência de energia, incluindo a nova banda n259 (41GHz) e agregação de espectro nas bandas mmWave e Sub-6GHz.

O potencial do modem Snapdragon X65 expande o 5G para mais segmentos de aplicativos, incluindo banda larga móvel, acesso sem fio fixo, IoT industrial e redes privadas 5G. Ele também apresenta as primeiras soluções 5G do mundo com um chip de banda base de 4nm, desenvolvido para oferecer excelente eficiência de energia.

Alguns dos recursos principais apresentados

tabela com os recursos do lançamento

Dentre alguns dos principais recursos dos modems Snapdragon X65 e X62, segundo o release da Qualcomm há a solução abrangente de modem para antena. Essa solução busca diminuir os obstáculos no fornecimento dos benefícios do 5G, como velocidade multi-gigabit, baixa latência e escala global, tanto para novas classes de dispositivos como para usuários finais.

A Qualcomm também apresenta um portfólio de front-end de RF abrangente, permitindo uma comercialização mais agilizada e novas bandas sendo implementadas globalmente em escalas mais rápidas. O que inclui suporte às plataformas 5G de alto desempenho da Qualcomm, como o Qualcomm Wideband Envelope Tracker QET7100 e o Qualcomm AI-Enhanced Signal Boost. Além dos módulos amplificadores de potência, módulos de recepção de diversidade, filtros acústicos, extratores, LNAs e switches.

O Qualcomm 5G PowerSave 2.0 oferece suporte para novas tecnologias de economia de energia, que estão começando a ser implantadas. O foco aqui está na comutação parcial de largura de banda baseada em DCI e recursos mais recentes, como sinal de despertar no modo conectado, definido na antena 3GPP versão 16.

Outro recurso é a tecnologia Qualcomm Smart Transmit 2.0, que introduz técnicas de média espacial além da média de tempo para gerenciar transmissões de RF em vários rádios e antenas. Esse recurso aumenta a velocidade de transmissão de dados e a cobertura para as bandas mmWave e Sub-6GHz.

Expectativas da Qualcomm ainda para 2021

A Qualcomm tem a expectativa de que os primeiros dispositivos a receberem velocidade de 10 Gbps com o modem Snapdragon X65 5G sejam lançados no final de 2021. Há o foco em smartphones, mas os modems também serão usados ​​em instalações fixas, chamadas de “fibra pelo ar” pela Qualcomm.

No vídeo abaixo, Amon discute a aceleração da Qualcomm 5G e explica como está sendo alcançada a liderança na evolução da tecnologia sem fio com tecnologias como o sistema Qualcomm Snapdragon X65 5G Modem-RF e as soluções RF Front-End. Além de reforçar o quanto a tecnologia 5G será essencial para o futuro da economia digital e baseada na nuvem.

Via Android Central