Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Tile fechou uma parceria com a Amazon Sidewalk para usar a rede de Bluetooth de produtos Echo para ampliar o alcance de seus mini aparelhos de rastreamento de objetos. A parceria provavelmente significa que a Tile vai ampliar seu poder de competição com os localizadores AirTags da Apple, lançados recentemente.

Enquanto a rede das AirTags usa o sinal de bilhões de aparelhos da Apple para localizar objetos, a parceria da Tile com a Amazon Sidewalk vai permitir que os localizadores da empresa usem o sinal de Bluetooth dos aparelhos domésticos smart da Amazon para fazer o rastreamento.

publicidade

Além disso, quando aparelhos Tile e a Amazon Sidewalk forem integrados em 14 de junho, os usuários poderão pedir para a Alexa localizar sua carteira, por exemplo, e o mini rastreador da Tile vai começar a emitir seu aviso sonoro. A Alexa também poderá informar de qual aparelho Echo na casa o rastreador está mais próximo.

Amazon afirma que a rede Sidewalk é segura para uso da Tile

A Amazon anunciou sua parceria com a Tile pela CNBC hoje, sexta-feira. David Limp, chefe de produtos da Amazon, disse: “O Sidewalk é uma questão das próximas bilhões de coisas que vão entrar na rede. WiFi é restrito, principalmente à sua casa, ele não tem o alcance para chegar no seu quintal ou no seu bairro. Celular pode ser o futuro, mas é muito caro hoje. Então o Sidewalk meio que divide a diferença entre essas duas coisas e nos permite colocar milhões e bilhões de coisas na periferia dessa rede, mas faz isso de um jeito seguro”.

A Amazon afirma que a rede do Sidewalk protege os dados compartilhados nela por três camadas de criptografia.

A briga da Tile com a Apple e questões de segurança de mini localizadores

Desde que a Apple anunciou estar entrando no mercado de rastreadores no mês passado, a Tile, que produz esse tipo de localizador para encontrar objetos perdidos há anos, vem acusando a companhia de Cupertino de concorrência desleal. No dia do lançamento das AirTags, a empresa até acionou o Congresso americano para investigar a Apple por práticas anticompetitivas.

publicidade

E enquanto uma competição mais forte entre essas empresas é uma boa notícia para o consumidor, esses mini rastreadores de objetos estão gerando dúvidas sobre privacidade e segurança. Uma rede de combate à violência doméstica dos EUA afirma que as proteções contra stalking que a Apple implementou nas AirTags, como emitir um aviso para iPhone se uma pessoa está com uma tag que não pertence a ela, não são suficientes.

Vale lembrar que os localizadores da Tile não contam com nenhuma proteção anti-stalking do tipo.

Via Apple Insider