Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Apesar de (infelizmente) ainda não estar presente no Brasil, a Oppo é uma fabricante que nos últimos anos — assim como Vivo e Realme — tem ampliado sua participação no mercado internacional. Recentemente ela lançou a linha Oppo Find X3, de flagships, e anuncia agora que a família de dispositivos contará com três anos de atualizações, mas infelizmente, essa garantia só vale para essa linha.

Um comportamento normal, mas não obrigatório no cenário Android, é o de esperar o compromisso de uma fabricante com pelo menos duas atualizações de versão do SO, o que aliás é muito pouco, pelo menos na nossa opinião. O programa Android One existia — ou ainda existe — com o intuito de tornar isso um oficial. Com a atual decisão, a Oppo está declarando que, para além de dois upgrades, deverá fornecer um ano extra de atualizações, mas este focado em pacotes de segurança.

publicidade

O anúncio da chinesa não chega a surpreender: o iOS ganha de lavada quando o assunto é suporte de longo prazo, já que chega a oferecer cinco anos de suporte, em média. Mesmo no ambiente Android, a Samsung vem anunciando que levará três upgrades de SO para seus tops de linha e intermediários, além de quatro anos de atualizações de segurança. Mesmo assim, é triste quando um dispositivo que poderia durar muitos anos deixa de ser atualizado, como aconteceu recentemente com o Galaxy S8, lançado em 2017.

Empresas nem sempre são transparentes

Ainda assim, é importante a Oppo ter revelado que a linha Find X3 contará com 36 meses de suporte de software. Muitas vezes os consumidores precisam procurar pelo histórico da fabricante para terem alguma ideia por quantos anos o seu celular será atualizado. São raros os casos nos quais as empresas, assumem de imediato, qual será o prazo de atualizações dos seus gadgets.

Vale lembrar, mesmo a finada LG Mobile prometeu levar seus smartphones mais recentes até o Android 13. De forma geral a indústria parece estar mais atenta para atualizações de software, com a Oppo sendo o exemplo mais recente disso. A chinesa estuda conceder, ainda, um quarto ano de suporte, mas por enquanto é só uma ideia jogada no ar, sem estudo de viabilidade técnica.

Via GSM Arena

publicidade