Esta segunda-feira (12/04) começou improdutiva para alguns, mas não por culpa do próprio usuário: alguns serviços do Google, como o Docs, amanheceram fora do ar, tornando impossível o processo de download, upload, ou edição de documentos pelos serviços em nuvem de edição de textos, planilha, ou apresentações.
O DownDetector confirma o aumento súbito e expressivo de reclamações dos usuários que não conseguem acessar as ferramentas de produtividade da empresa de Mountain View. Elas se originam não apenas do Brasil, mas também do Peru, Equador, Colômbia, Uruguai e Chile, sugerindo que o problema está ocorrendo em larga escala. Outro ponto que reforça uma instabilidade geral é que “Google Drive” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, com mais de 204 mil menções.
Com o Google Drive, Docs, e outros fora do ar, muitos usuários podem ficar sem acesso momentâneo a documentos se não tiverem cópias locais ou em outra plataforma em nuvem. Em tempos de pandemia, softwares educacionais da gigante de buscas ganharam rápida adesão, como o Meet. Estimulando o uso integrado dos seus serviços, hoje pode ser um dia complicado para quem utiliza a suíte completa de produtividade da empresa.
Google investiga problema
Em nota, o Google destacou que investiga os relatos de serviços fora do ar para alguns usuários. Por enquanto a companhia se limita a dizer que seus consumidores seguem aptos a acessarem suas listas de arquivos, mas que em alguns casos o servidor pode demorar a responder, ou então simplesmente negar a requisição por um erro.
Como alternativa, quem precisa de uma suíte de aplicativos para edição de documentos, planilhas e apresentações online pode utilizar o Office Online da Microsoft, também gratuito. Aqueles que precisam compartilhar arquivos podem utilizar o OneDrive, WeTransfer, ou outras alternativas do mercado.
Imagem: master1305/Freepik/CC