O Facebook anunciou nesta quinta-feira (08/04) que começará a testar, a princípio nos Estados Unidos, um sistema que marcará perfis que publiquem conteúdo satírico, além de outros rótulos. A ideia dos responsáveis pela plataforma é reduzir a confusão e a propagação de fake news, preocupação quem vem crescendo também em outras mídias sociais desde o ano passado.
Starting today in the US, we’re testing a way to give people more context about the Pages they see. We’ll gradually start applying labels including 'public official,' 'fan page' or 'satire page' to posts in News Feed, so people can better understand who they’re coming from. pic.twitter.com/Bloc3b2ycb
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) April 7, 2021
“A partir de hoje, nos EUA, estamos testando uma maneira de dar às pessoas mais contexto sobre as páginas que veem. Aos poucos, começaremos a aplicar rótulos, incluindo Oficial Público, Página de Fã’ ou Página de Sátira às postagens no feed de notícias, para que as pessoas possam entender melhor de quem são”, explicou a rede social.
Quem engole a cebola
Teriam impulsionado a decisão do Facebook de criar tais rótulos o fato de de perfis satíricos como The Onion e The Babylon Bee fingirem ser perfis de notícias sérias. Eles já foram capazes até de persuadir o ex-presidente Donald Trump (e provavelmente, nas versões brasileiras, como o Sensacionalista, algum parente seu.) O contexto das publicações poderia passar uma desinformação ao público, levando o leitor a acreditar que, ao invés de uma sátira, estaria lendo uma notícia real.
Essa não é a primeira vez que o Facebook adota uma estratégia para diferenciar notícias oficiais e reais de sátiras ou fake news. Em junho de 2020, a rede social passou a rotular meios de comunicação que estariam “total ou parcialmente” sob o controle editoria de seus países. De acordo com a plataforma de Mark Zuckerberg, tais perfis precisariam ser identificados, pois “combinam a influência de uma organização de mídia com o apoio estratégico de um Estado e, por isso, as pessoas devem saber se as notícias que leem vêm de uma publicação que pode estar sob a influência de um governo”.
Há dois meses, o Facebook, que hoje resolveu marcar publicações com conteúdo satírico, anunciou que também faria mudanças em seu feed de notícias para diminuir o volume de conteúdos políticos. A alteração foi considerada um teste pela plataforma, impactando apenas uma parcela de seus usuários e mercados, como os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Indonésia. Mark Zuckerberg relatou que um feedback comum que a plataforma recebe é de que as pessoas não querem assuntos políticos assumindo o controle de seu feeds de notícias.
Via The Verge