Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O vazamento de dados de 533 milhões de usuários do Facebook, incluindo Mark Zuckerberg, revelou que o fundador da rede social, que é dona do WhatsApp, tem uma conta ativa e, supostamente, usou o Signal, aplicativo rival, e para o qual usuários começaram a migrar depois das controvérsias de privacidade do WhatsApp, para se comunicar.

O responsável pela notícia foi Dave Walker, pesquisador de segurança, que expôs a gafe em sua conta no Twitter. Ao ter acesso ao número de telefone de celular de Zuckerberg, Walker descobriu que o dono do Facebook e do WhatsApp tem uma conta no Signal. “Orientado” por um seguidor do Twitter a ver se o CEO do Facebook estaria registrado no app, ele respondeu em tom irônico, aproveitando a recente polêmica sobre os problemas de privacidade do aplicativo.

publicidade

“Boa pedida. Ele está. Mark Zuckerberg também respeita sua própria privacidade, usando um aplicativo de bate-papo que tem criptografia de ponta-a-ponta e não é de propriedade do Facebook. Este é o número associado à sua conta do recente vazamento do Facebook”. A captura de tela foi postada na rede social, com uma parte do telefone de Zuckerberg devidamente censurada, para evitar dores de cabeça ainda maiores ao CEO do Facebook e do WhatsApp.

Encerrada às pressas

De acordo com Dave Walker, se o dono do WhatsApp, enfim, usou ou não o Signal, a conta do app rival do WhatsApp atribuída a ele foi encerrada pouco depois do vazamento da captura de tela, na própria segunda-feira (05/04). Ele também teria procurado descobrir Zuckerberg em outro app de conversas, o Telegram, mas não obteve sucesso. Não se sabe, no entanto, se o CEO do Facebook não utiliza esse outro aplicativo de conversas ou se não foi localizado, já que há ferramentas que impedem esses vazamentos via número de telefone do usuário.

A reportagem do Android Authority tentou contato com o Facebook para confirmar a veracidade do vazamento de Dave Walker e uma resposta definitiva se Mark Zuckerberg, afinal, usou ou não o Signal para conversar – e o porquê teria feito isso, sendo dono de um app rival. Segundo o site, a resposta do Face foi curta e grossa: “Isso não é algo que comentaríamos e não teríamos mais nada a acrescentar”. Mark Zuckerberg, por sua vez, não postou qualquer comentário a respeito em suas redes sociais.

Via Android Authority

Imagem: Jim Merithew/Wired/CC