NotíciasFacebook banirá fake news sobre todas as vacinas

Gabriel Daros3 semanas atrás3 min

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (08/02) que incluirá fake news sobre vacinas na lista de banimento automático da plataforma. A rede social também derrubará grupos, perfis, anúncios e páginas responsáveis por compartilhar as fake news repetidamente.

Em seu blog de desenvolvimento, o Facebook informou que derrubará automaticamente fake news sobre o tema – como a de que vacinas causam autismo, ou de que são tóxicas, por exemplo. A lista atualizada também incluirá as alegações falsas sobre a Covid-19, como a de que este coronavírus é um produto humano de laboratório.

A decisão faz parte de uma iniciativa da rede social em combater as informações falsas envolvendo não apenas a Covid-19, mas também todas as vacinações. Embora o Facebook faça uma patrulha ostensiva quando o assunto é pandemia, até então não apresentava nenhum controle rígido sobre a desinformação sobre gripe num geral – lidando com urgência apenas quando considerava risco iminente.

Combate à desinformação

Além do banimento automático das fake news, o Facebook distribuirá US$ 120 milhões em anúncios para ministérios da saúde, ONGs e agências das Nações Unidas divulgarem campanhas de vacinação. A plataforma também treinará profissionais de marketing das instituições de saúde para elaborarem anúncios mais eficientes.

Por fim, a rede de Mark Zuckerberg também colocará links das instituições oficiais na sua central de informações sobre a Covid-19, informando quando o usuário poderá se vacinar. Da mesma forma que fez nas eleições, o Facebook também colocará lembretes sobre campanhas de vacinação na região do usuário.

Via Reuters

Imagem: Freerange Public Domain Archives