Usuários do Instagram estão utilizando a Game Boy Câmera – um antigo acessório criado para o portátil da Nintendo – para a criação de feeds monocromáticos na plataforma. A mistura improvável está resultando em feeds criativos e que vale a pena acompanhar. Confira:
Em um mundo dominado pelo smartphones, no qual as câmeras são cada vez mais potentes e baratas, chega a ser difícil pensar que, há menos de uma década, máquinas fotográficas já foram consideradas artigos de luxo.
Mas a verdade é que, durante muito tempo, ter uma câmera digital para fazer os seus registros era algo para poucos. Na tentativa de popularizar esta tecnologia, surgiram muitas iniciativas interessantes, como a Game Boy Camera – um acessório feito para o Game Boy, da Nintendo, que permitia aos jogadores tanto interagir com aquilo que podemos considerar o princípio de uma realidade aumentada nos videogames, além de registrar fotos monocromáticas com o portátil.
Com o auxílio da Game Boy Printer, uma impressora para Game Boy, os usuários conseguiam imprimir estes registros em um papel específico. Apesar de algo raro e caro para os padrões brasileiros, o acessório fez sucesso lá fora, sendo de fácil acesso até os dias de hoje. E é aí que entra diversão, muitos usuários estão aproveitando a relíquia para criar conteúdo retro em redes sociais como o Instagram, o Twitter e até mesmo a Twitch.
Confira o resultado retrô das fotos
O usuário gameboycameraman do Instagram, por exemplo, é um dos que dispensa câmeras modernas para a criação de um feed monocromático com a ajuda da Game Boy Camera:
O usuário ellebi_79 é outro que também aderiu a moda:
A arte pixelada de uma resolução de 128 x 128 pixels
Outros produtores de conteúdo, como o YouTuber Kevin Kenson, já foram além e decidiram acoplar na câmera acessórios modernos, como uma lente de DSLR profissional. O resultado você pode conferir no vídeo abaixo.
Em aspectos técnicos, a Game Boy Camera parece um dinossauro quando comparado a qualquer smartphone disponível no mercado. Ela possui resolução de 128 x 128 pixels com escala monocromática.
É claro que uma câmera destas está anos-luz da experiência obtida ao se fotografar com um iPhone 12 e com um Samsung Galaxy S21, por exemplo. Apesar disso, no entanto, a proposta e o experimentalismo por trás da união de aparelhos retrô com as redes do momento pode ser um belo frescor para quem está cansado das mesmas tendências de sempre.