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Com 500 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram é uma das redes sociais mais queridas e, para muitos, tornar-se um influencer de sucesso, que faz das publicações no Instagram a profissão, é um sonho.

Focado no mobile, uma vez que as postagens são feitas diretamente pelo celular, o Instagram é uma rede social de imagem, seja ela estática (feed, carrossel, stories) ou móvel (IGTV / Reels). Para fazer sucesso no app, o criador de conteúdo terá que pensar em fatores que fazem a diferença na hora de crescer de forma orgânica. Mas, como fazer sucesso no Instagram usando apenas o celular? Uma dica básica é a periodicidade. Aprenda a ter uma rotina para fazer suas postagens, como ensina a fotógrafa Luh Testoni em seu perfil.

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Confira outras dicas abaixo.

Entenda o canal

Rapha Falcão, estrategista digital e professor de Marketing Digital no @dicasdigitais, destaca ser preciso ter paciência e consistência para conquistar sucesso, porque o crescimento orgânico não acontece de uma hora para outra. “Tem de fazer um pouco a cada dia, postando um conteúdo de valor e que consiga ajudar as pessoas, que pagam comprando algo seu ou indicando você para terceiros. Se focar só no comercial, nas vendas, não consegue ter resultados no Instagram.”

Também é importante entender as possibilidades da rede social. Afinal, nem só de foto vive o Instagram e cada formato (Reels, fotos, Stories, carrossel etc.) tem uma finalidade, segundo ele:

“O Reels está sendo mais viral e consegue alcançar mais pessoas. Os Stories são mais informais e conectam mais pessoas. No feed é possível passar informação mais técnica, importante para ganhar seguidores e ter crescimento orgânico”, ensina o especialista. Para ter uma boa estratégia de conteúdo, o ideal é mesclar todas as possibilidades e, por consequência, o sucesso no Instagram acaba aparecendo.

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Celular de qualidade também conta

Um celular com boa câmera e opções de edição faz toda a diferença no sucesso da conta, uma vez que o perfil é o cartão de visitas do usuário no Instagram – seja ele pessoa física, influencer digital, marca ou empresa. “Costumo dizer que se você comprar um presente, precisa colocar numa embalagem antes de entregar pralguém senão fica feio. Nas redes sociais também é assim: o conteúdo precisa ter um design para embalar melhor seu conhecimento e sua informação”, ensina o estrategista.

Qualidade importa e muito

Boas imagens geram mais compartilhamento, engajamento e resultados. No caso de vídeos, André Wendler, gerente de marketing para América Latina da plataforma de edição InVideo, recomenda que o usuário use um tripé para evitar tremidas e, caso não tenha luzes de estúdio, que grave próximo a fontes de luz natural, como janelas. “A fonte de luz deve estar na sua frente e brilhar na sua direção”, recomenda.

O tempo máximo dos vídeos no Instagram é de 60 segundos e, neste um minuto é preciso transmitir toda uma ideia. A sugestão, segundo André é ter um plano de conteúdo de  sucesso. Ele sugere algumas ideias que podem engajar na rede social:

  • Um vídeo informativo onde você mostra ou descreve seu perfil e deixa seus assinantes aprenderem mais;
    Vídeo anunciando alguns eventos ou parceria;
    Um vídeo no estilo ‘como fazer’;
    Vídeo anunciando seu site ou seu conteúdo em outra rede.

O ideal é trazer dinamismo aos vídeos, por meio da edição e efeitos, como transições, adesivos, som, velocidade etc.

“Lembre-se de que tanto os componentes técnicos quanto os emocionais importam. Você precisa criar um vídeo bonito e atraente e também interagir com seu público, ouvir suas opiniões e produzir conteúdo que será útil para eles”, diz André.

Slow content

Rapha Falcão conta que, para fazer sucesso, é preciso lembrar de que o Instagram é baseado em algoritmo que se baseia na frequência das postagens, na ordem cronológica e no engajamento para mostrar o conteúdo aos seguidores. Assim, quem perde um dia de postagem acaba abrindo espaço para a concorrência se não investir em anúncios.

“Tem uma vertente que vem ganhando força nos Estados Unidos que se chama slow content, que é você produzir conteúdos cada vez melhores e em menos tempo para que não fique escravo da rede social”, conta o estrategista da Dicas Digitais, que lembra que tem muita gente trabalhando dessa forma, postando uma vez por semana ou quando tem vontade.

Essa estratégia, para o crescimento orgânico, não é indicado, mas se cruzar com uma estratégia de investimento em posts patrocinados, o crescimento pode ser grande.

“Em qualquer rede social, o crescimento demanda paciência, consistência, entrega de valor e não ficar focado só nas métricas de ego. Tem gente que compra seguidor, faz sorteio e não pensa na estratégia de conteúdo de médio e longo prazos”, diz Rapha Falcão, ex-gestor do Sebrae Digital.

Resumo do feed

Não existe receita ou fórmula mágica, mas algumas coisas podem fazer a diferença no sucesso do Instagram:

  • Ter conteúdo muito legal
  • Interagir com os seguidores, por meio dos comentários e DMs
  • Ter um visual bacana
  • Aparecer para gerar confiança (e vender mais)
  • HBC: “digo que marketing digital não é pirâmide. Requer dedicação e hora / bunda / cadeira, ou seja, senta sua bundinha na cadeira, vai estudar, ler livro, assistir curso e praticar para reter a informação e evoluir nas redes sociais”, conclui Rapha Falcão.

Além disso, vale lembrar da nossa dica inicial, crie uma rotina e mantenha a periodicidade das postagens.

Imagem: Artem Podrez / Pexels / CC