Imagine poder interagir com animais da pré-história na sala da sua própria casa, entre caçadas assustadoras e hábitos de cada espécie? Sim, pois isso é possível graças ao Museum Alive, um app para iPhone que tem como objetivo levar o museu, literalmente, para dentro da sua casa. Em tempos de pandemia, isso pode ser uma boa saída para se distrair, certo? O app da Alchemy Immersive usa realidade aumentada (ou RA) para proporcionar que o usuário consiga interagir com vários animais de épocas remotas em seus habitats.
Para tornar a experiência ainda mais real, a narração fica a cargo de David Attenborough, antropólogo, apresentador e diretor que ficou famoso por criar e apresentar programas sobre história natural há quase 60 anos. Entre seus inúmeros documentários, está “Natural History Museum Alive”, lançado em 2014 e que alcançou grande sucesso. O termo história natural pode se referir a diversas disciplinas científicas como biologia, paleontologia, botânica, geografia e geologia, entre outras.
Três exposições interativas em RA
O app para iPhone Museum Alive oferece três exposições interativas em RA em que cada uma apresenta um animal extinto em uma recriação de seu habitat. Para aproveitar ao máximo a experiência, basta direcionar o smartphone para uma superfície plana: pode ser uma mesa de jantar, por exemplo. Em, seguida, você pode usar os dedos para ampliar a imagem mostrada no seu iPhone na escala correta, como se estivesse beliscando-a. Depois disso, o habitat ganha vida e uma animação 3D começa a ser exibida bem na sua frente, com Attenborough narrando absolutamente tudo! O aplicativo também oferece a funcionalidade de, ao mover o telefone, obter uma visão diferente do habitat que está sendo revelado.
Segundo o site The Verge, o aplicativo Museum Alive para iPhone pode oferecer, ainda, uma quarta edição de suas expedições em RA. Porém, ainda não se sabe se o Museum Alive vai investir em mais atualizações, além dessa. O app custa US$ 2,99 (R$16,50) e promete ser um prato cheio para se tornar um dos preferidos das crianças. Resta saber se elas irão perder o interesse após vivenciarem todo o conteúdo que é oferecido. O aplicativo pode ser baixado na App Store.