AndroidNotíciasNova patente revela tela secundária do LG Rollable

Paulo Amaral2 semanas atrás7 min

O futuro da LG no mercado de smartphones ainda é tão incerto quanto o lançamento do futurista LG Rollable, celular com tela extensível da companhia. Porém, nesta terça (09/02), o possível revolucionário projeto da marca teve revelada a presença de uma tela secundária, algo que era desconhecido até aqui. A mas recente patente divulgada pelo site LetsGoDigital mostrou novos detalhes do design, que foram registrados na CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China).

Qual seria a função dessa tela extra? De acordo com as últimas informações vazadas, seria a de servir como um visor para as selfies tiradas com a câmera principal. Isso pôde ser deduzido porque não há qualquer câmera ou botão visível na parte frontal do aparelho. Existe apenas um círculo na parte superior, compondo a estrutura da dobradiça que fará a movimentação da tela extensível para dentro e para fora do smartphone.

LG Rollable teve tela secundária revelada em nova patente, mas ainda não se sabe se sairá do papel

LG Rollable teve tela secundária revelada em nova patente, mas ainda não se sabe se sairá do papel
Imagens: LetsGoDigital

A tela secundária, portanto, chegaria para preencher uma lacuna no projeto que todos tinham ciência até agora, e que chegou a ser parte da apresentação da LG durante a realização da CES 2021, com direito, inclusive, a um pequeno teaser, de apenas 15 segundos. O filme, no entanto, não deu maiores detalhes do LG Rollable, e serviu apenas para aguçar a curiosidade e a imaginação de quem gosta de designs futuristas.

O futuro da LG

As novas informações do LG Rollable, especialmente sobre a tela secundária, não garantem que o celular que vira tablet vá sair do papel ou mesmo que a empresa tenha decidido por sua permanência no competitivo mercado de celulares. Como já havia adiantado o CEO da LG, Kwon Bong-Seok, enquanto nada for definido, os projetos continuam. Em entrevista recente para o Korea Herald, o executivo foi taxativo quando questionado sobre o próprio celular extensível. Segundo ele, a LG “não definiu os planos para o lançamento e está aberta a todas as possibilidades”.

O mesmo posicionamento ambíguo foi apresentado para o site Photo Arena, em comunicado oficial enviado como resposta sobre o futuro da empresa e os novos projetos. “A administração da LG Electronics está comprometida em tomar qualquer decisão necessária para resolver seus desafios de negócios móveis em 2021. Até hoje, nada foi finalizado”, sintetizou a companhia, mantendo o mistério no ar.

O principal desafio para o lançamento oficial do LG Rollable não está apenas em descobrir como fazer funcionar com perfeição o sistema extensível ou a tela secundária, e sim os custos do projeto. Nesta terça, mais uma vez foi ventilada a dúvida sobre a viabilidade do projeto, lembrando que modelos como o LG Velvet e o LG Wing não obtiveram os resultados esperados. As vendas aquém das expectativas contribuíram para a LG ter acumulado 23 trimestres consecutivos de prejuízos no segmento.

O LG Rollable, um projeto que pode apontar para o futuro do design de smartphones, pode ser tanto a salvação quanto a âncora da divisão de celulares LG, mas isso se sair do papel.

Via PhoneArena