Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Sabemos que em menos de uma semana o tão aguardado Snapdragon 888 fará sua estreia num smartphone, Assim como sabemos que ele também marcará presença, pelo menos parcialmente, na linha Galaxy S21. Por alguma ironia do destino, o mais novo chip da Samsung e também componente dos S21 em mercados menos prioritários, o Exynos 2100, aparentemente superou o poder de processamento do Snapdragon 888.

A informação foi divulgada pelo leaker Ice Universe, através do Twitter, e obtida por meio do site Geekbench, que possibilita a comparação entre diferentes processadores. Na imagem do tweet é possível ver que um único núcleo do Exynos 2100 atingiu 1089 pontos. Em contrapartida, a pontuação do chip quando é utilizada sua potência máxima, isto é, todos os seus núcleos, foi de 3963.

publicidade
Diferença pequena, mas significativa

Claro, os resultados do Snapdragon 888 também impressionaram, mas o chip não foi capaz de ganhar do Exynos 2100 exceto no teste de núcleo único, pontuando 1135. Ou seja, nesse quesito, ainda há uma diferença tímida de 46 pontos.

No uso geral, entretanto, utilizando todos os núcleos do processador, o Snapdragon pontuou 3794. Isso significa uma diferença mais razoável, de 169 pontos a favor do Exynos.

Esses resultados não só confirmam outra afirmação do leaker, então vista como improvável, quando disse que o mais novo chip Exynos seria mais potente que o Snapdragon 888 (ainda chamado 875 entãoo).

É bom lembrar que os testes realizados não avaliam a performance real. Melhor dizendo, as pontuações podem variar muito e talvez o Snapdragon 888 se saia melhor que o Exynos 2100 em situações específicas e menos artificiais, ou em outros benchmarks. Um indicativo disso é o fato do Snapdragon 875 ter anteriormente superado o mesmo chip da Samsung em testes semelhantes.

publicidade

De qualquer jeito, é uma boa notícia para a Samsung, que não conseguia há muito tempo competir com os processadores da Qualcomm. Pode ter sido, aliás, o motivo de seus smartphones não incorporarem totalmente os chips Exynos até então. Parece que os esforços da Samsung estão valendo a pena e ela pode, senão superar a Qualcomm, pelo menos competir de igual com ela a partir de agora.

Além disso, essa será uma batalha inicialmente travada na linha Galaxy S21, visto que ambos processadores fazem parte dela. Ou seja, felizmente não precisaremos esperar muito para conferir qual dos chips será o vencedor.

Via Android Central