Apple e Facebook continuam a se arranhar em uma disputa mercadológica que teve como ponto culminante a futura atualização do iOS 14. O recurso do sistema operacional que vai garantir a privacidade dos dados do usuário caso ele opte por isso, pode bloquear a forma como o Facebook customiza e distribuiu anúncios (sua forma de vida). A rede social de Zuckerberg se sentiu ameaçada e começou uma série de ataques em jornais impressos dos EUA contra a gigante de Cupertino (que você pode conferir aqui e aqui). Após o texto mais recente contra a Apple, o CEO Tim Cook deu mais uma resposta pessoalmente ao Facebook, em seu perfil no Twitter.
O CEO apresentou um print da tela do iOS 14 que pergunta ao usuário se ele deseja ter seus dados rastreados pelo app do Facebook ou não. No pop-up da mensagem, existe um espaço que contém o seguinte texto (que pode carregar leves traços de ironia): “Aqui, junto de outras telas, o Facebook pode explicar porque os usuários devem permitir o rastreamento”.
We believe users should have the choice over the data that is being collected about them and how it’s used. Facebook can continue to track users across apps and websites as before, App Tracking Transparency in iOS 14 will just require that they ask for your permission first. pic.twitter.com/UnnAONZ61I
— Tim Cook (@tim_cook) December 17, 2020
O Facebook já havia escrito um texto em seu blog oficial e dispensado uma quantia alta para dois anúncios de página inteira, em dias intercalados, nas versões impressas de grandes jornais como New York Times e Washington Post. O propósito era criticar essa política de proteção dos dados dos usuários. Nos textos, o Facebook alega que essa atualização irá “abalar a liberdade” da internet. Além de afetar os negócios de “pequenas empresas” que precisam dos dados que sua rede social coleta para fazer anúncios pagos. Segundo o dono da rede social, sem esse rastreamento, os anúncios pagos dos pequenos negócios podem ter um corte de 60% nos números de resultados.
Enquanto a rinha entre as gigantes da tecnologia segue firme, a atualização do sistema operacional do iPhone continua em desenvolvimento. Seu lançamento está previsto para o início de 2021.
Via Apple Insider
Imagem: Wikimedia Commons/CC