AndroidAplicativosNotíciasPesquisa de configurações chega ao Google Assistente

Henrique Darlim3 meses atrás4 min

O Google Assistente é uma verdadeira mão na roda para os usuários de Android, não só pela infinidade de coisas que a ferramenta pode fazer, mas também pelas novas funções e configurações disponibilizadas recentemente. Essa infinidade de opções, no entanto, também trouxe um problema: as configurações do assistente de voz ficaram confusas e poluídas demais. A fim de evitar isso, o Google implementou uma barra de pesquisa para facilitar a vida dos usuários.

Onda de melhoria nas buscas do Google

A ideia de colocar uma barra de pesquisa nas configurações do Google Assistente não é nova, aliás. Ela foi testada pela empresa no começo do ano, mas o resultado foi considerado insatisfatório. Agora, no entanto, parece que a ferramenta chegou para ficar.

A novidade faz parte do que parece ser uma estratégia do Google de tornar seus aplicativos mais fáceis de utilizar, através de ferramentas relacionadas a buscas e pesquisas. Afinal, nenhuma solução seria mais condizente com uma empresa que se tornou o que é hoje justamente através de pesquisas na internet. Exemplos recentes dessa estratégia são a implementação de sugestões de busca no Google Drive e a nova barra lateral para pesquisas no desktop.

Mas, nem tudo são flores. Embora a busca do Google Assistente funcione de forma relativamente direta, ainda há alguns problemas em pesquisas mais específicas. Se você pesquisa “voz”, por exemplo, e o assistente de voz mostra todas as configurações contendo a palavra. A maioria deles envolve a ausência de determinadas subcategorias das configurações quando uma pesquisa é feita.

De qualquer jeito, a caixa de pesquisa ainda está sendo implementada, o que significa que talvez demore um pouco para estar disponível a todos. Isso significa também que não vai faltar tempo para o Google solucionar, ou pelo menos remediar, os problemas da busca nas configurações de seu assistente de voz.

Imagem: Tim Samuel / Pexels / CC.

Via Android Police.