AndroidAplicativosAppleNotíciasBusca do Google Drive agora tem sugestões de pesquisa

Henrique Darlim3 meses atrás4 min

Depois da edição acelerada de arquivos do Office, com o possível suporte à criptografia, mais uma mudança significativa: o Google Drive vai fornecer sugestões de pesquisa aos usuários.

A função foi anunciada ontem (09/12) através duma postagem no Google Workspace Updates, site oficial de divulgação de atualizações nos apps do Google. Além das sugestões de pesquisa, o Google Drive irá sincronizá-las entre as plataformas existentes. Basicamente, a busca do Google Drive funcionará de maneira semelhante à do YouTube e do próprio Google, na qual é possível visualizar pesquisas anteriores junto de sugestões. Isso indica que a sincronização do Google Drive não vai se limitar mais somente aos arquivos, ou edições realizadas nestes, incluindo agora as pesquisas do usuário.

O Google afirma que essa atualização foi motivada pela necessidade, cada vez maior, de encontrar arquivos rapidamente. Principalmente no momento atual, em que muitas pessoas trabalham em casa e na maioria das vezes fazendo parte duma equipe ou mesmo colaborando, duma forma ou de outra, com outras pessoas. Com certeza será mais prático pesquisar e acessar, com maior velocidade, um arquivo muito utilizado daqui para frente.

Para fazer uso da nova função, é necessário, além de estar com o app para celular na versão mais atualizada, ativar a função Atividade na web e de apps na sua conta do Google. Mas não espere conseguir desfrutar imediatamente da novidade. A mudança nas buscas do Google Drive, incluindo as sugestões e a sincronização multiplataforma de pesquisas, está sendo implementada desde ontem e deve chegar para todos os usuários, segundo estimativas da empresa, em pouco mais de duas semanas.

Em tempos de pandemia, em que a produtividade de trabalho precisa manter um certo ritmo, para quem trabalha em home office, toda ajuda é significativa. Não que antes fosse difícil encontrar arquivos com a busca do Drive, mas maior praticidade aos usuários é certamente sempre bem vinda.

Via: Android Police

Imagem: Vojtech Okenka/Pexels/CC