Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Vale para celular e desktop A pesquisa do Google ganhou uma melhoria interessante: uma barra lateral para facilitar o acesso rápido às informações mais pertinentes para a busca do usuário.

É mais fácil entender através dum exemplo. Se você pesquisar Teorema de Pitágoras, o Google deve mostrar quatro possibilidades à esquerda: uma visão geral sobre o teorema, calculadoras de triângulos retângulos, vídeos a respeito do teorema e a própria fórmula utilizada:

publicidade

Busca por Teorema de Pitágoras no Google

E isso vale para outras fórmulas ou equações. Quando se pesquisa, por exemplo, “Fórmula de velocidade”, a fim de lembrar como se calcula a velocidade média dum objeto, além de aparecer a respectiva equação, aparecem as mesmas outras possibilidades.

Não é para todos

Parece que a novidade, porém, varia de acordo com a região em que você está. O idioma escolhido para as buscas interfere nisso e, aparentemente, é o que determina o que o usuário de fato vê. Para reusar o exemplo do teorema de Pitágoras, só é possível ver a barra lateral quando o idioma de pesquisa está configurado para o inglês, independente da localização de quem busca no Google.

Por enquanto, só estão disponíveis para os brasileiros buscas relacionadas às ciências e à matemática. Ao redor do mundo, entretanto, a barra lateral aparece para buscas de letras de música e também de filmes.

publicidade

Para pesquisas de músicas, a barra se divide em cinco opções: visão geral da música em questão, sua letra, análise da letra, vídeos da música e acesso a ela em plataformas como o Spotify, Apple Music e YouTube Music; para filmes, em seis: visão geral, elenco, curiosidades, trailers ou vídeos e citações do roteiro.

Para aqueles que querem testar as melhorias implementadas na pesquisa do Google, a saída é mudar o idioma. É simples: basta buscar qualquer coisa e clicar em Configurações, depois de realizada a busca, logo abaixo da caixa de pesquisa. Feito isso, selecione Idiomas (Languages), escolha a opção referente ao inglês, salve as alterações e pronto!

Provavelmente a pesquisa do Google terá essas melhorias implementadas vagarosamente. Para dar mais contexto, o primeiro relato dessa barra lateral vem de setembro e somente agora ela chega para um maior número de usuários. Não sabemos ainda se a intenção do Google é expandir essa função para todas as pesquisas ou se vai limitá-la a tópicos específicos como filmes, música e fórmulas matemáticas. Resta, então, aguardar.

Via: Android Police.

Imagem: EVG Culture/Pexels/CC