Dados de uma patente indicam que a Sony trabalha em um novo modelo do Playstation VR. Além dos tradicionais óculos de realidade aumentada, o dispositivo acompanharia headsets com sensores hápticos capazes de identificar se o acessório está ajustado de maneira correta ao corpo do jogador. O objetivo é aumentar a imersão em jogos VR e AR.
De acordo com o Lets Go Digital, a Sony obteve os registros da patente nesta terça-feira (24/11), nos Estados Unidos. O dispositivo foi desenvolvido para Playstation 5, mas também deve ser compatível com computadores e celulares.
O documento descreve um dispositivo HMD (head mounted display, lit. “tela montada na cabeça”), baseado em um par de óculos e headsets com sensores de movimento, pressão e uma câmera para identificar a interação do usuário com o ambiente. A ideia é que estes sensores auxiliem o jogador a identificar se o acessório está muito apertado, ou mesmo frouxo demais.
As informações da Sony mostram que os novos headsets serão mais leves do que a primeira geração do Playstation VR. É possível ver dois modelos: um em formato de tiara e outro similar a um capacete. A diminuição do peso daria mais mobilidade ao jogador em jogos em AR, em que a interação com o ambiente é maior.
Tecnologia já está presente no Playstation 5
A presença de sensores hápticos nos dispositivos da linha Playstation não são necessariamente uma novidade. A tecnologia já é utilizada no novo controle do Playstation 5: o Dual Sense. O joystick possui sensores de pressão que aprimoram o contato do jogador, evoluindo a tradicional experiência de vibração dos modelos dual shock. Você pode conferir o arquivo completo da patente (em inglês) aqui.
Via: Lets Go Digital