O TikTok se tornou a queridinha dos mais jovens e, com isso, começou a gerar preocupação aos pais. Em vista disso, anunciou, nesta terça-feira (17/8) atualizações nos controles parentais do aplicativo. Essas medidas visam, conforme comunicaram, trazer mais controle e tranquilidade para os pais e responsáveis de usuários menores de idade.
Os pais decidem
As informações foram publicadas no site oficial da plataforma. De acordo com o TikTok, o objetivo é manter os usuários mais novos seguros, por meio de um sistema de ‘pareamento de contas’, no qual os pais e responsáveis poderão controlar as contas dos seus filhos, vinculando as contas de um usuário menor de idade ao seu próprio perfil.
Deste modo, o usuário titular poderá administrar o conteúdo liberado aos menores, permitindo o bloqueio de determinados perfis e até mesmo funcionalidades dentro da plataforma, como a exclusão de determinadas músicas ou filtros. O TikTok também informou que os pais terão total controle ao tempo de tela das crianças, no qual será possível desabilitar o acesso ao aplicativo quando o usuário mirim extrapola o tempo de uso determinado.
Além disto, o TikTok informa que o controle dos pais também permitirá que os usuários administrem as abas de comentário das publicações e quais perfis terão acesso aos posts dos usuários menores de idade. Este recurso também possibilita que uma conta apareça como privada apenas para determinados usuários, além de limitar que outras pessoas vejam os vídeos que os seus filhos curtiram.
A rede social chinesa ainda explica que o objetivo destas mudanças é a proteção de usuários com mais de 13 anos. Para aqueles ainda mais novos, o TikTok já oferece uma versão “para pequeninos” que limita as funcionalidades do app permitindo apenas a exibição de alguns vídeos.
Além de proteger os usuários mais jovens, o objetivo do TikTok ao dar mais controle ao pais, também é o de limpar a sua imagem principalmente em relação os usuários americanos. Embora o aplicativo figure entre os mais baixados no mundo, as crescentes polêmicas envolvendo a sua imagem nos últimos meses soaram como um alerta vermelho para a empresa.
Via TikTok