As equipes de pesquisa do Google e Stadia lançaram hoje um web app experimental para renderizar monstros baseado em aprendizado de máquina. Eles esperam que o experimento possa ajudar designers a acelerar o processo de criação de arte 3D para videogames, por exemplo.
O app se chama Chimera Painter, e atualmente oferece quatro modelos que você pode modificar através de uma tabela com as partes do corpo do monstro (“garras”, “asas”, “dentes”, etc.) em cores diferentes, além de pincéis. No primeiro painel você tem o modelo simplificado 2D da criatura, no segundo o design renderizado. Após fazer as modificações desejadas, você clica em “transformar” para ver o resultado final em 3D. No destaque do post, você pode ver como ficou o meu humilde monstro.
Os modelos no Chimera Painter foram renderizados com o Unreal Engine, depois mais deles foram criados com um algoritmo de aprendizado de máquina baseado em GAN (generative adversarial network). Os melhores modelos foram usados para alimentar a máquina e criar monstros considerados bons o suficiente pela equipe do Google. Além disso, você não fica restrito aos modelos no app, e é possível criar seu próprio rascunho num programa como o Photoshop, depois fazer upload do design no Chimera para fazer a renderização.
A equipe de desenvolvimento do Chimera postou uma explicação completa do processo de criação do app no blog do Google.
Como o pessoal do Google escreveu sobre o app de criação de monstros: “Esperamos que esses modelos GAN e a ferramenta Chimera Painter inspirem outros a pensarem diferente sobre sua produção de arte. O que podemos criar quando começamos a pensar em aprendizado de máquina como um pincel?”
Via Android Central.