Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Quando o assunto é sobre os melhores browsers Android, dificilmente encontramos alguém que não gosta, ou então que prefere não usar o Chrome. O navegador da Google é quase unanimidade, e já vem instalado em praticamente todos os smartphones com esse sistema. Ainda assim, há quem esteja buscando alternativas mais convenientes para alguma necessidade específica, ou quem simplesmente não quer mais usar o Chrome. Mesmo sendo uma minoria de usuários, eles recebem a atenção de muitos desenvolvedores de aplicativos de navegadores com diversos focos de experiências de uso.

Opera Mini, Opera Touch e Opera

Por exemplo, se a necessidade é para melhor acesso em conexões lentas, a sugestão é o Opera Mini.
Mesmo não sendo o principal navegador do Opera, é uma opção muito boa para economia de dados e agilidade na navegação. O Mini é leve e trabalha bem em locais com redes de internet mais fracas. Possui navegação privada, bloqueio para alguns anúncios e até opções de download para alguns tipos de vídeo, além de modo noturno.

publicidade

Se o usuário possui um dispositivo com telas de alta taxa de atualização, o Opera Touch é uma boa indicação. Este navegador suporta telas de 90 Hz e é um dos mais rápidos da Play Store. O botão Ação Rápida está sempre disponível na tela do navegador e permite acesso instantâneo à pesquisa necessária. Sua composição facilita bastante o uso com apenas uma mão. O Opera Touch oferece recurso de pesquisa por voz, leitura de QR Code, bloqueador de anúncios, proteção contra criptografia e mais.

A melhor opção para visitar sites de fora da sua região é o navegador Opera, já que oferece suporte VPN (Rede Privada Virtual). Possui uma interface simples para navegação, bloqueio de anúncios, modo noturno, além de enviar as últimas notícias para seu navegador e oferecer a opção de filtro para elas. É o principal do Opera e um dos melhores browsers Android para quem não quer o Chrome.

DuckDuckGo, o melhor para privacidade

Já no caso de busca por privacidade, um navegador indicado é o DuckDuckGo.
Sua versão Android é a partir da 5.0 e o browser tem como foco principal bloquear rastreadores ocultos de terceiros, forçar os sites a usarem conexão criptografada e expor as principais redes de publicidade que estiverem tentando rastrear o usuário.

Brave

Além do DuckDuckGo, o Brave é uma opção para quem busca uma navegação mais segura e privada. A versão Android deste browser varia com o dispositivo. O aplicativo bloqueia pop-ups, diversos tipos de anúncios, cookies de terceiros, possui recurso de HTTPS Everywhere (extensão que ativa automaticamente a criptografia de segurança de sites que possuam o protocolo), guias privadas anônimas e é desenvolvido para economizar dados e bateria.

publicidade
Firefox

O Firefox é um concorrente conhecido do Google Chrome e um dos mais populares. É uma escolha certa para quem busca personalizar seu navegador. A Mozilla é uma comunidade de software livre que se empenha ativamente a implementar add-ons com as mais variadas funções. Seu navegador Firefox está sempre acompanhando as atualizações nesse sentido. O browser oferece alto nível de privacidade, proteção contra rastreamento e sincronia entre dispositivos.

Dolphin

Um navegador bastante curioso é o Dolphin. Nele, existe a navegação por gestos, ou seja, ao ser feito um desenho na tela, uma ação é executada. Por exemplo, o usuário pode configurar para que a página do Facebook seja aberta ao ser desenhada na tela a letra ‘F’. O browser também oferece controle por voz, chamado de Sonar, que realiza funções conforme comando de fala configurado. A versão Android do Dolphin varia com o dispositivo e o browser é um dos navegadores com mais recursos desta lista.

Kiwi Browser

Considerado um dos navegadores com mais recursos para Android, o Kiwi Browser pode ser outra boa opção. É bastante rápido no carregamento de páginas, possui bloqueio de anúncios, tradução automática, segurança contra rastreamento, proteção contra roubo de criptografia e muitas outras ferramentas e funcionalidades. O Kiwi também oferece o recurso de navegação por gestos, tema escuro com ajustes de contraste, permite mudar a posição da barra de endereços e acesso às configurações do desenvolvedor, como pode ser feito no Chrome.

Edge

Para usuários de serviços da Microsoft, o Edge é o browser ideal. Muito em virtude da integração que ele oferece, permitindo sincronia entre dispositivos Android e outros ambientes em que o usuário esteja trabalhando. Além disso, o Microsoft Edge é um navegador bastante atraente. O browser possui Adblock Plus, gerenciador de senhas, navegação privada e o programa Microsoft Rewards integrado, permitindo que o usuário também acumule pontos ao navegar pelo dispositivo Android.

Samsung Internet

A Samsung possui um navegador que já vem pré-instalado em seus dispositivos Galaxy. O navegador Samsung Internet para Android é rápido, seguro, possui bloqueador de anúncios, login biométrico (a partir do Android 7.0), assistente de vídeo tanto para o smartphone como para vincular à Smart TV e Gear VR da marca coreana, além de várias extensões que o fazem ser um dos melhores browsers Android para quem não quer o Chrome.

Conclusão

Os navegadores acima são os melhores browsers Android para quem não quer o Google Chrome e podem ser adquiridos de forma gratuita para download ou, em alguns casos, já vêm instalados no dispositivo.

Via Android Headlines.