Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google começou a testar uma nova forma de pesquisa por voz para smartphones no navegador Chrome para Android. A intenção é, naturalmente, facilitar a pesquisa por voz, mas não apenas essa. O desejo de implementar a mudança nasceu para também facilitar o acesso à interface do Google Assistente.

Segundo o XDA Developers, a ideia, desenvolvida no início do ano, mas somente agora colocada em testes (por enquanto apenas no Chrome Canary, a prévia usada para desenvolvedores), é fixar o botão do microfone no topo do Chrome usado em smartphones (em destaque na foto abaixo).

publicidade

Google Android pesquisa voz

Como acionar a pesquisa por voz no Chrome para Android

Antes de a novidade ser descoberta pelo XDA Developers, já existiam outras formas de acionar a pesquisa por voz no Chrome para Android, tais como pressionar e segurar o botão home ou usar o comando por voz OK Google.

Para habilitar o botão do microfone, o usuário precisa, além de ter a versão mais recente do Chrome, habilitar as seguintes flags em chrome://flags: Omnibox Assistant Voice Search e Voice button in top toolbar. Essa última aparece com a descrição “habilitar o aparecimento do botão de pesquisa por voz no alto da barra de ferramentas”.

Feito isso, o usuário precisará desabilitar a flag Share Button in top toolbar. Somente desta forma o botão da pesquisa por voz aparecerá de forma fixa no Chrome para Android nos smartphones que já estão liberados para testar o recurso.

publicidade
Botão de pesquisa por voz pode não chegar para todos os usuários

Nem todos os usuários do Chrome em smartphones Android poderão ter a oportunidade de testar o novo botão de pesquisa por voz, segundo informações coletadas no fórum do Chromium Gerrit.

De acordo com as discussões mais recentes, os desenvolvedores ainda estão trabalhando na implementação do recurso e, assim como já ocorreu em outros testes, a ideia de implementar definitivamente o sistema no Chrome para Android pode não sair do papel.

Via: XDA Developers