Já faz algum tempo que rumores sugerem sua existência. Apesar de a empresa nunca os ter revelado oficialmente, documentos entregues ao órgão que registra e organiza patentes nos EUA mostraram como funcionariam os AirTags, minilocalizadores da Apple que podem ter inúmeras funções e revolucionar a vida cotidiana.
O que é um AirTag?
Os AirTags são minúsculos aparelhos que o usuário pode aplicar em objetos importantes. Minilocalizadores que podem emitir sinais de Bluetooth. Dessa forma, seu iPhone, iPad ou computador poderiam encontrar esse sinal. Consequentemente, o objeto perdido.
Sendo assim, você pode acoplá-los ao chaveiro da sua casa, em uma pasta com documentos importantes, aos seus óculos. Ou objetos de alto valor, como o amaldiçoado controle remoto (valor relativo ao instante, no caso).
Pense nos AirTags como os icônicos rastreadores dos filmes de espião. Só que muito melhores.
O desenho acima foi um dos usados para o registro da patente do aparelho. Ele indica a possibilidade de acoplar os AirTags da Apple em quase todo tipo de superfície. Além deles, é possível colocar os dispositivos dentro de objetos rotineiros, como carteiras ou bolsas.
Se o objetivo principal dos AirTags da Apple é agirem como minilocalizadores, sua utilização pode atender tanto a área de saúde quanto a de entretenimento. Por exemplo, os AirTags da Apple são capazes de avaliar e ajudar seus usuários a mudarem suas posturas.
Em maior escala, o que os acessórios poderiam fazer?
Enquanto o uso do acessório em si é útil para encontrar objetos perdidos, utilizar diversos em conjuntos pode ter aplicações bastante significativas.
A Apple também especificou esses tipos de funcionalidades nos desenhos entregues para o registro da patente. Por exemplo, os pequenos objetos podem ser úteis tanto para correção de postura, quanto para ver seu avatar imitar seus movimentos em jogos com realidade virtual.
A patente abaixo dá dicas sobre como a função de corrigir a postura funciona. Assim que posicionar diversos minilocalizadores AirTags da Apple, o envio de sinal conjunto possibilita médicos e fisioterapeutas monitorar e avaliar mudanças de postura em seus pacientes.
Da mesma maneira que os objetos analisam sua postura, eles podem possibilitar jogar games em realidade virtual em terceira pessoa. Ou seja, você se movimentará e verá todo o corpo do avatar repetindo o movimento.
Quando os AirTags da Apple chegam ao mercado?
Por mais revolucionário que achar sua chave possa parecer, é importante mencionar que nem sempre patentes se tornam produtos reais. Ou seja, alguns dos exemplos que mostramos nesse artigo podem não acontecer. Ou o produto inteiro pode ser abandonado
Aliás, registros de patentes que não resultam em produtos são comuns. Ou seja, é importante frisar que nada mostrado acima é oficial por ora. No final das contas, os minilocalizadores AirTags podem ser só um sonho da Apple.
Por outro lado, o próximo evento online da Apple será no mês que vem (17). Será que teremos a revelação dos AirTags da Apple lá?
Via PatentlyApple.