Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Na semana passada, a Apple lançou a família do iPhone 12, que conta com o processador A14 Bionic. No entanto, a empresa apresentou este processador um mês antes, no iPad Air de 4ª geração. Ao comparar os resultados dos dois dispositivos, o AnTuTu, app que mede o desempenho de dispositivos móveis, relatou que por algum motivo, o iPad está superando o iPhone 12.

publicidade

O relatório de desempenho da AnTuTu mostra que o iPad Air 4 possui 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento e a versão do iPadOS é a 14.0.1. No geral, o tablet obteve uma pontuação de 660.038 pontos. O desempenho da CPU chega a 183.817 pontos, enquanto a pontuação da GPU é de 261.927 pontos.

Já no iPhone 12, a pontuação geral chegou a 564.899 pontos. A CPU marcou 167.894 pontos, o que é 9,5% menor do que a pontuação do iPad Air. Além disso, a pontuação da GPU no iPhone 12 também é menor: 201.085 pontos. Aqui, há uma lacuna maior, de cerca de 30%.

Essa tamanha discrepância nos faz pensar se a Apple alterou parâmetros do Bionic A14 do iPhone para que a bateria durasse mais e também esquentasse menos.

iPhone 12: benchmarks

Tela do benchmark Antutu – Fonte: Gizmochina

Em termos de memória RAM, o iPhone 12 possui 4 GB, assim como o iPad em teste. E a pontuação de UX (experiência do usuário) do iPad é de cerca de 97.026, enquanto que a UX do iPhone é de apenas 90.243 pontos. Isso nos faz crer que o sistema operacional do iPad (iPadOS) tem melhor desempenho no chip A14 quando comparado com o iOS. E, uma pontuação AnTuTu semelhante de um iPhone 12 Pro Max, sugeria uma pontuação próxima de seu irmão (iPhone 12). Ele registrou uma pontuação geral de 572.333 pontos.

iPhone 12 pode ter menor desempenho devido ao iOS e CPU A14 Bionic

Dito isso, assim como o relatório da AnTuTu diz, talvez o Bionic A14 da Apple funcione melhor com um iPad Air 4, gerenciando melhor o aquecimento e a duração de bateria. Claro, tudo isso permanecerá apenas como especulação, a menos que a Apple tenha uma explicação melhor. Além disso, uma representação gráfica mostra que a pontuação da GPU do iPhone 12 caiu em comparação com o iPhone 11 Pro Max do ano passado, como mostrado abaixo:

iPhone 12: Gráfico comparação sistemas

Comparação de desempenho mostra que iPhone 12 teve queda desempenho em relação ao iPhone 11 Pro. (fonte do gráfico: Gizmochina)

Ainda é cedo para comentar mais sobre os resultados do aplicativo AnTuTu. De qualquer forma, isso serve como um alerta de que é preciso ficar de olho na CPU dos iPhones 12 e também no iOS.

Via Sparrows News.