Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google anunciou o lançamento da Google Identity Services, sua nova família de serviços de identidade para logins e assinaturas digitais. Essas APIs (interfaces de programação de aplicação) consolidam várias assinaturas em um só kit de desenvolvimento de software (SDK), dentre elas, o One Tap (prompt de autenticação constituído por recursos de outros serviços de login já existentes) e o botão Sign in with Google.

A ideia é facilitar para as empresas ganharem novos assinantes e facilitar o login dos usuários. Ao mesmo tempo, o Google Identity Services age na parte de segurança contra vulnerabilidades como click-jacking, rastreamento de pixels e outras ameaças. Além disso, o conjunto de interfaces pode evitar contas duplicadas e fraudulentas, o que diminui a carga de suporte.

publicidade
Um toque

O One Tap é um prompt de login proativo que usa tokens seguros, em vez de senhas, para usuários Google fazerem login em sites e aplicativos parceiros. Com ele, ao invés de ser redirecionado para uma página com um campo de login tradicional, o usuário realiza o login na página em que ele já está. Assim, a navegação não é interrompida, com o prompt do One Tap aparecendo no canto superior direito de um site no desktop, ou na parte de baixo em uma tela de dispositivo móvel.

Exemplo de One Tap em um celular após atualização do Google Identity Services

Ele funciona tanto para registrar novos usuários quanto para fazer login automaticamente em sites onde a pessoa já é inscrita. “Os usuários podem entrar ou se inscrever usando apenas um toque, sem ter que lembrar suas credenciais ou criar uma senha”, explica Filip Verley, gerente de produto da equipe do Google Identity. Na imagem acima, temos um exemplo do One Tap aparecendo na parte de baixo da tela de um celular para a usuária continuar a navegação logada após tocar no campo específico.

Login com Google

O Google atualizou o botão Sign in with Google (ou Login com Google), que exibe detalhes personalizados de usuários recorrentes e exibe a conta que está sendo selecionada. A empresa afirma que o botão também melhorou a consistência da IU/UX em toda a web, focando na confiança do usuário e na segurança na plataforma do Google.

publicidade

O post do Google trouxe como exemplo de melhorias com o Identity Services o trabalho realizado junto ao Reddit, onde houve a implementação do botão Login com Google e do prompt One Tap. Segundo o post, ocorreu aumento de inscrição de novos usuários e retorno de conversão em quase duas vezes no site. Atualmente, o Google One Tap funciona com Chrome e Firefox no Android, macOS, Linux e Windows 10, e com o Edge no macOS e Windows 10. Entretanto, é observado que o One Tap não é compatível com Safari para iOS e macOS devido ao Intelligent Tracking Prevention da Apple.

Via ZDNet e 9to5Google

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay