A rede social Mastodon lançou o seu app para iOS. A proposta é parecida com o Twitter, mas com administração descentralizada em que os usuários podem se cadastrar e interagir com comunidades específicas.
De acordo com os criadores do Mastodon, diferentemente do Twitter e do Facebook, em que o usuário está conectado à uma grande rede social, o Maastodon utiliza o protocolo ActivityPub – em que cada comunidade possui o seu próprio servidor, possibilitando uma interação independente ao mesmo tempo que estão conectados em uma rede principal. Assim, se o usuário quiser, poderá fazer parte e ser visualizado apenas por membros de um determinado círculo.
Além disso, os criadores do Mastodon garantem que, por se tratar de um app independente, sua timeline não possui algoritmos que priorizam determinadas publicações, tampouco exibe anúncios aos usuários. Estas limitações, no entanto, não impedem os usuários de publicar quaisquer tipos de conteúdo, incluindo imagens, arquivos de áudio, vídeo e Gifs.
Ainda segundo a equipe de desenvolvedores do Mastodon, o app para iOS, por sua vez, não oferecerá o recurso de descobrir outras comunidades em sua página inicial. A opção está relacionada aos termos de uso da App Store que limitam aplicativos marcados com conteúdo para maiores de 18 anos. Esta limitação também já afetou outras redes sociais, como o Discord e a rede de fóruns Reddit que tiveram que criar extensões para exibir publicações NSFW diretamente do navegador do iPhone.
Planos para o Android
De acordo com o CEO e fundador da Mastodon, Eugen Rochko, a rede social tem planos para a criação de um app para Android em breve. Apesar disso, o fato de o aplicativo da rede social ter características “open source” permite que membros da comunidade façam clientes das suas comunidades para a Google Play e já existem algumas alternativas disponíveis.
A versão para o iOS já está disponível para download na App Store.
Via The Verge