Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Recentemente, a demanda por smartphones com tela reduzida voltou a crescer, mesmo com algumas experiências não dando muito certo, como o iPhone 12 Mini da Apple, que ficou bem aquém das expectativas. Além da Apple, a Asus lançou uma versão compacta do seu flagship Zenfone 8 (que não leva o mini no nome), com foco em praticidade. Os modelos com telas grandes são preferidos pela maioria dos usuários, mas será que compensa comprar um celular com tela maior?

Com exceção da Apple, que durante muito tempo manteve um tamanho de tela reduzido no iPhone, as outras fabricantes costumavam lançar, a cada geração, um aparelho maior. Isso mudou nos últimos anos e o foco passou a ser em conseguir um aproveitamento maior, com menos borda. Para saber se compensa comprar um celular com tela maior primeiro é preciso analisar a demanda do usuário. A primeira vantagem óbvia de um display aumentado é a facilidade para ler, ver imagens e reproduzir vídeos no smartphone. Se você se interessa por assistir filmes, por exemplo, esse fato pode ser determinante.

publicidade

Além disso, muitos celulares hoje são usados como GPS na hora de dirigir. Caso faça isso com frequência, uma tela maior pode ajudar bastante. Outra vantagem é para jogos, já que o dedo costuma cobrir parte do que está no display durante a jogatina então quanto maior a tela mais espaço o jogador vai ter para ver a ação.

Uma tela maior facilita a leitura, então quem lê muito no smartphone ou possui a visão prejudicada, uma celular grande com fonte ampliada por ser fundamental. Entra nesse público também os idosos, que podem preferir um equipamento maior.

Pontos negativos de um celular com tela maior

Agora nem sempre uma tela enorme pode ser aquilo que você está buscando em um celular. Para usuários que andam muito de transporte público e gostam de deixar o aparelho no bolso, um dispositivo mais compacto pode ser mais fácil de guardar (sem ficar com nenhuma parte para fora), além de ter um manuseio mais simples com uma mão só.

Aqui também é preciso considerar o peso. Hoje já existem celulares grandes leves, no entanto, alguns ainda são bem pesados. Isso pode ser um problema para o manuseio, inclusive para jogos, já que segurar o smartphone por um longo período pode ser cansativo.

publicidade

Ainda é válido destacar que uma tela maior não significa mais qualidade de imagem, o que garante a resolução é a densidade de pixels que formam o que está sendo exibido, além da tecnologia da própria tela. É comum inclusive encontrar aparelhos grandes com baixa definição e preços mais acessíveis. Nesse caso, o usuário pode acabar se prejudicando ao trocar, já que assistir filmes ou ver vídeos com uma qualidade baixa pode ser uma experiência desagradável, mesmo com uma tela fisicamente maior.

Então, quando for comprar um modelo grande pensando em vídeos, tente optar por telas de Full HD para cima, que podem oferecer uma qualidade mais elevada. Hoje, inclusive, dá para achar produtos de vários tamanhos em todas as faixas de preço, o que ajuda o consumidor a encontrar aquilo que melhor se encaixa em suas necessidades.

Imagem: Talaj/iStock