Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Apesar dos planos de dados estarem cada vez mais acessíveis, há muitos usuários que ainda dependem das redes de Wi-FI para se conectar a internet. Ao entrar em uma rede pública são necessários alguns cuidados para garantir que o seu smartphone continuará seguro. Confira algumas dicas abaixo:

Quais os riscos do Wi-Fi público?

O maior perigo de uma conexão aberta está em expor os seus dados para outras pessoas. Redes Wi-Fi que não possuem chaves de segurança, os chamados protocolos WEP, WPA e WPA2, que basicamente são as senhas que utilizamos em roteadores, estão mais suscetíveis de ataques, se tornando alvos fáceis para que um invasor crie um ponto de acesso entre o seu smartphone e o roteador, rastreando senhas e outras informações sensíveis do usuário.

publicidade

Nestes casos, o melhor é priorizar redes que possuem algum tipo de autenticação. Em áreas como shoppings centers ou aeroportos, por exemplo, o Wi-Fi geralmente permite que o usuário utilize o sinal mediante o login de alguma rede social como o Facebook ou o Google. Embora seja mais seguro, ainda há uma possibilidade de invasão por meio destes serviços, roubando inclusive as suas senhas da rede social.

Utilize uma VPN

Existem algumas alternativas para diminuir os riscos do uso de um Wi-Fi público. A melhor delas é a utilização de um bom serviço de VPN, as chamas “redes virtuais privadas”, aplicativos que criptografam o seu tráfego na internet ocultando o endereço de IP do seu dispositivo.

São diversas as opções de VPNs disponíveis na Google Play e na App Store. As gratuitas costumam limitar a velocidade do seu acesso como contrapartida. Para algum acesso rápido vale a pena, mas se você precisar de algo com maior potência o ideal é optar por um serviço pago. Nestes casos, compare com os custos de um plano de redes móveis, que provavelmente será mais barato.

Apesar disso, as VPNs também possuem outras vantagens, como a opção de mascarar a sua conexão por portas de outros países. Este recurso pode ser útil para acessar conteúdos bloqueados no Brasil, como o catálogo de streaming de outros locais.

publicidade
Verifique se os sites que acessa possuem uma conexão SSL

Outro cuidado importante está em verificar a integridade dos sites acessados. Esta é uma regra que não se resume aos Wi-Fi Públicos, mas vale em qualquer conexão. Para isto, verifique se o endereço acessado possui protocolos “https” em seu domínio, ele também pode ser indicado por meio da imagem de um cadeado na barra de endereços do navegador.

A presença deste protocolo garante que o portal acessado possuí uma camada de criptografia para proteger os seus dados. Em hipótese alguma efetue login ou compartilhe informações com portais que não possuem esta certificação.

Além disso, o melhor cuidado sempre é a precaução. Evite ficar muito tempo na rede aberta e, desconecte o seu smartphone quando não estiver utilizando.

Imagem: Prykhodov/iStock