AndroidAplicativosNotíciasExpressVPN cria protocolo de alta velocidade no Android

Fábio Devito3 semanas atrás6 min

A ExpressVPN desenvolvedora de serviços de VPN para Android e desktops anunciou a criação de um protocolo exclusivo. A ideia é garantir maior velocidade nas conexões virtuais dos smartphones. O recurso exige assinatura e está disponível no Brasil.

As VPNs ou Redes Virtuais Privadas são programas que permitem ocultar o seu IP, sua identidade na internet, para navegar com maior privacidade. Os recursos também emulam o acesso de outros países, permitindo a visualização de conteúdos bloqueados no país de origem – como coisas censuradas por governo ou bloqueio regional de serviços (como o Hulu não funcionando no Brasil).

Essa liberdade vem ao preço de uma queda na velocidade da conexão. Isto acontece pelo fato de o VPN direcionar a sua conexão para servidores distantes, de modo que o tempo de transmissão dos dados acaba se tornando maior.

De acordo com a desenvolvedora, o Novo Express VPN pode fornecer uma velocidade superior a habitual otimizando o seu uso para jogos e aplicativos de streaming. Para isto, a empresa desenvolveu um novo protocolo apelidado de Lightway (caminho da luz), que além de otimizar a velocidade, também traz outras vantagens para o usuário como maior estabilidade, mesmo nos momentos em que você troca da Rede WiFi para o 4G, por exemplo.

Velocidade média

A ExpressVPN garante em sua nova versão uma velocidade média de download de 41 Mbps quando conectado ao protocolo legado de Nova York (o configurado por padrão no aplicativo) ou uma velocidade média de 38 Mbps no protocolo Lightway em outros países.

Em testes realizados pelo Vida Celular, o serviço de VPN foi ainda melhor, ao ponto de fornecer velocidade média de 50 Mbps utilizando o protocolo em simulações de conexões no Reino Unido e média de 35 e 40 Mbps com o Lightway configurado para Nova York. Há também uma opção de escolha para protocolos automáticos em que ele altera o protocolo Lightway com outras tecnologias da aplicação de acordo com a necessidade do aparelho.

Atualmente, serviços como a Netflix e a Disney+ exigem uma conexão de no mínimo 25 Mbps para a exibição de conteúdo em 4K, de modo que a performance da ferramenta é mais do que suficiente para consumir conteúdo de outros países em alta definição.

Em testes feitos pelo Vida Celular, ExpressVPN apresentou velocidade média de 50 Mpbs no protocolo automático em servidores do Reino Unido
Em testes feitos pelo Vida Celular, o ExpressVPN apresentou velocidade média de 50 Mpbs no protocolo automático em servidores do Reino Unido

Apenas para uma análise comparativa, ao utilizar o mesmo aparelho com outros clientes VPNs, a velocidade média obtida ficou entre 8 e 10 Mpbs.

É possível utilizar o ExpressVPN com a velocidade de protocolo Lightway em aparelhos Android, além de computadores com os sistemas Windows, Mac e Linux. O serviço é pago e pode ser assinado por US$ 12 (R$ 64) ao mês.

A ferramenta também oferece um modo de degustação por sete dias.

Via: Android Authority 
Foto: Privecstasy/Unsplash