Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se o TikTok sempre foi uma dor de cabeça para os produtos do Facebook, um dado levantado envolvendo os downloads do app podem preocupar ainda mais os executivos da empresa. O serviço da chinesa ByteDance alcançou os três bilhões de downloads. E esta marca é para poucos, mais precisamente quatro, WhatsApp, Messenger, Facebook, e Instagram, todos do rival.

Publicidade
Marca até então exclusiva de produtos Facebook

Os números consideram dados da Play Store e App Store — e excluem jogos, considerando apenas produtos e serviços. Como citamos, apenas produtos do Facebook alcançaram essa marca até o momento. Assim, essa é a primeira vez que um software de fora do guarda-chuva da empresa de Mark Zuckerberg chega ao número expressivo.

Dados com estatísticas de download do TikTok, que alcançou três bilhões de downloads

Imagem: SensorTower

Lançado em 2018 — quando a Bytedance passou a ter o Musical.ly como sua propriedade e o renomeou — o aplicativo teve seu maior pico de downloads no ano passado, durante a pandemia. O primeiro trimestre de 2020 acumulou 318 milhões de transferências do app, e no segundo, mais 301 milhões. A marca de 205 milhões de downloads no segundo trimestre de 2021 é a maior dos últimos 12 meses, e com ela o TikTok somou os três bilhões de downloads.

Receita só cresce

Os dados mostram ainda que a ByteDance está tendo um lucro interessante com o TikTok: desde o segundo trimestre de 2018, as receitas só crescem — experimentando um aumento exponencial a partir do final de 2019. Nos últimos dois anos, a empresa teria aumentado o capital recebido pelo app de US$ 95 milhões por trimestre para US$ 535 milhões.

Dados com estatísticas de receitas do TikTok, que alcançou três bilhões de downloads

Imagem: SensorTower

Com estes números, não é surpreendente que o Instagram tenha corrido para lançar o Reels e sofisticar suas ferramentas de vídeo. Mesmo o Tinder promoveu ajustes neste sentido — e parece que o TikTok soube se antecipar para engajar a audiência da geração Z.

Vale lembrar, o Instagram é o principal produto do Facebook a concorrer com o TikTok. A plataforma vem coletando recursos de sucesso dos seus rivais — e muitas vezes se destaca mais que as plataformas que a “inspira”. Isto levou um executivo a assumir que a rede social não é mais focada na publicação de fotos — com investimentos que só tendem a aumentar no formato de vídeo.

Com os 3 bilhões de downloads do TikTok, os produtos do Facebook passam a dividir a marca, até então exclusiva deles, com o produto mais competitivo a ameaçar esta hegemonia. A suíte de software capitaneada por Zuckerberg deverá continuar reagindo, e um próximo esforço deverá ser a comercialização de Stories exclusivos e NFTs.

Via Sensor Tower

Imagem: Hello I’m Nik/Unsplash