Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple planeja uma grande mudança nas câmeras do iPhone a partir de 2022 e isso pode envolver um sistema de periscópio. O formato pode permitir fotos com zoom óptico de até 10x. Atualmente isso é feito com no máximo 4x no iPhone 12 Pro.

O conceito foi revelado em uma patente registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (OPTO). Em câmeras desse tipo, as lentes são dispostas no conjunto de câmeras do dispositivo verticalmente, de forma perpendicular ao sensor, em vez de diretamente sobre ele como em uma lente zoom comum. Prismas e espelhos são usados para redirecionar a luz em 90º, fazendo ela atravessar as lentes antes de atingir o sensor.

publicidade

Patente de câmera da Apple

No caso da Apple, ainda existe mais uma diferença, pois a patente mostra a existência de dois sistemas independentes, que podem permitir uma movimentação maior das câmeras periscópio. Com isso, outras funções de estabilização óptica podem ser adicionadas de forma mais aprimorada.

Futura câmera do iPhone

“São descritas modalidades de uma câmera dobrada que incluem dois elementos dobráveis leves (por exemplo, prismas) e um sistema de lente independente localizado entre os dois prismas que inclui um batente de abertura e elementos de lente com poder refrativo montado em um barril de lente. Os prismas e o sistema de lentes podem ser referidos coletivamente como um sistema óptico”, diz a descrição.

As primeiras informações sobre o Zoom óptico de 10X no iPhone em 2022 vieram ainda no fim do ano passado, quando uma reportagem do The Elec revelou que os componentes da Samsung devem ser usados pela LG para produção dos módulos de câmera da Apple. A LG já é uma antiga fornecedora dos mecanismos para a empresa americana.

publicidade

Lembrando que a Samsung implementou as lentes periscópio pela primeira vez no Galaxy S20 Ultra, em 2020, permitindo um zoom digital de impressionantes 100x.

Via 9to5Mac