AppleApple pode trabalhar com Samsung para criar lente periscópio para iPhone

Lucas Soares3 meses atrás4 min

O iPhone 12 acabou de sair, mas a Apple já planeja as próximas gerações de seu smartphone. Uma das novidades é que a empresa pretende implementar em seus aparelhos são câmeras com lente periscópio.

A câmera periscópio pode estar sendo desenvolvida em parceria pela Apple com a Samsung, uma de suas principais rivais no mercado, mas também uma grande parceira comercial.

A empresa sul-coreana implementou as lentes periscópio no seu celular topo de linha, o Galaxy S20 Ultra, permitindo um zoom digital de impressionantes 100x. Assim, a empresa tem a experiência necessária para ajudar a Grande Maçã a colocar o recurso em suas câmeras.

Um relatório da DigiTimes ressalta que o acordo ainda está longe de ser sacramentado e, no momento, só existe a intenção das empresas de colaborarem para aumentar o desempenho das câmeras em seus aparelhos.

Um ponto que favorece a sul-coreana é que a gigante comprou recentemente a Corephotonis, pioneira no desenvolvimento de zoom óptico para smartphones. A israelense chegou a processar a Apple e a Samsung por violarem a patente da tecnologia periscópio. Mas, agora, essas patentes pertencem a Samsung.

Câmeras periscópio

As lentes são dispostas no conjunto de câmeras do aparelho horizontalmente, de forma perpendicular ao sensor, em vez de diretamente sobre ele como em uma lente zoom comum. Prismas e espelhos são usados para redirecionar a luz em 90º, fazendo ela atravessar as lentes antes de atingir o sensor. Aqui, a função é fazer a imagem refletir até chegar ampliada ao sensor.

A tecnologia é uma espécie de evolução das lentes telefoto tradicionais nos smartphones, prometendo um zoom mais avançado e melhor qualidade das imagens capturadas à distância.

O recurso já está presente em celulares há algum tempo, mas o primeiro registro da tecnologia sendo utilizada em larga escala em um smartphone foi no Huawei P30 Pro, que trazia zoom com ampliação de até 50x. Agora, a função deve se popularizar com a entrada da Apple e outras empresas no mercado de lentes periscópio.

Foto: Zhang Kaiyv / Pexels

Via Gizmochina