Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Parece que a parceria entre Apple e Samsung para criação de câmeras periscópio é real, e a empresa norte-americana pode usar peças da empresa sul-coreana na fabricação das lentes com zoom óptico de 10x para o iPhone a ser lançado em 2022.

De acordo com uma reportagem do The Elec, os componentes da Samsung devem ser usados pela LG para produção dos módulos de câmera da Apple. A LG já é uma antiga fornecedora dos mecanismos para a empresa americana.

publicidade

Apesar da parceria, dificilmente os módulos periscópio com zoom óptico de 10x vão ser feitos diretamente pela Samsung para o iPhone. A sul-coreana deve apenas fornecer componentes para que a LG construa as câmeras. Isso porque a Samsung possui diversas patentes que poderiam beneficiar sua principal concorrente.

A empresa sul-coreana implementou as lentes periscópio no seu celular topo de linha, o Galaxy S20 Ultra, permitindo um zoom digital de impressionantes 100x. A gigante de Cupertino também planeja usar a tecnologia em seus iPhones, mas ainda não conseguiu colocar as novas câmeras em seus dispositivos. Além disso, a Apple ainda não registrou nenhuma patentes de câmeras com essa tecnologia.

Câmeras periscópio em smartphones

As lentes são dispostas no conjunto de câmeras do aparelho horizontalmente, de forma perpendicular ao sensor, em vez de diretamente sobre ele como em uma lente zoom comum. Prismas e espelhos são usados para redirecionar a luz em 90º, fazendo ela atravessar as lentes antes de atingir o sensor. Aqui, a função é fazer a imagem refletir até chegar ampliada ao sensor.

A tecnologia é uma espécie de evolução das lentes telefoto tradicionais nos smartphones, prometendo um zoom mais avançado e melhor qualidade das imagens capturadas à distância.

publicidade

O recurso já está presente em celulares há algum tempo, mas o primeiro registro da tecnologia sendo utilizada em larga escala em um smartphone foi no Huawei P30 Pro, que trazia zoom óptico de 5x. Agora, as câmeras periscópio também estão presentes em aparelhos de empresas como Samsung, Oppo e Vivo, e a tecnologia deve chegar ao iPhone em breve, com um possível zoom óptico de 10x. Assim, essa tecnologia deve ficar cada vez mais popular.