Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Apesar de alguns rumores dizerem o contrário, informações dão conta de que a Apple vai limitar o scanner LiDAR aos modelos Pro do iPhone 13. Ou seja, o sensor de escaneamento que usa detecção 3D para medir a distância e a forma dos objetos ao redor do celular não será expandido para a variante básica do smartphone da Maçã.

Os ânimos estavam aumentando a respeito de uma popularização do uso de realidade aumentada nos telefones da empresa, com todos os modelos do iPhone 13 carregando o LiDAR. Ao longo do ano, diversos informantes estavam reforçando que o scanner estaria nos planos da Apple nesse sentido.

publicidade

Entretanto, o leaker Dylan, desenvolvedor iOS e analista que costuma ser bem preciso em suas afirmações, relata que só os modelos Pro do iPhone 13 chegarão com o LiDAR. No tweet, Dylan escreve que, “por uma razão ou outra”, a expansão do scanner não vai acontecer este ano.

publicidade

Ming-Chi Kuo, um analista conhecido por suas previsões certeiras sobre a Apple, já havia reforçado essa impressão. Ele informou recentemente sobre a ausência de sensor sob a tela no iPhone 13, relatava que o LiDAR permaneceria limitado às variantes Pro, uma afirmação corroborada por fontes que conversaram com analistas do Barclays.

Por que tanto entusiasmo

O LiDAR é um pequeno sensor que usa detecção 3D para medir a distância de objetos ao redor do aparelho que estejam em uma distância de até cinco metros. Essa tecnologia permite experiências aprimoradas de realidade aumentada e outros recursos exclusivos, como a capacidade de medir a altura de uma pessoa instantaneamente. A Apple introduziu o leitor LiDAR no iPad Pro em março de 2020 e, posteriormente, o expandiu para o iPhone 12 Pro e Pro Max, sendo inserido no canto inferior direito do módulo de câmeras dos telefones, entre a segunda e a terceira lente. Desde então, surgiram os rumores e expectativas entusiasmadas sobre a Apple expandir o recurso para todos os modelos do iPhone 13 em 2021. Porém, essa pode não ser a realidade no final das contas.

Mesmo que o LiDAR não venha para as variantes não Pro do iPhone 13, ainda esperamos que outros recursos relacionados à câmera sejam expandidos por toda a linha do iPhone. Entre eles, a estabilização de deslocamento do sensor, que pode resultar em melhorias no desempenho de baixa luminosidade e estabilização, reduzindo a trepidação da câmera.

Há também a possibilidade de que todos os iPhones 13 recebam uma lente de câmera ultra-wide atualizada, com uma abertura F/1.8 mais ampla, embora Kuo acredite que essa atualização será exclusiva para os modelos Pro. Por último, o analista de exibição Ross Young acredita que toda a linha do celular da Apple deste ano usará os mesmos sensores de câmera do iPhone 12 Pro Max, trazendo melhorias gerais para os modelos mais baratos.

Via MacRumors

Imagem: Kuala Lumpur/Shutterstock