Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma pesquisa da Comscore com 4 mil usuários de Android e iOS analisou os apps pré-instalados ativos em ambos os sistemas operacionais, e mostrou uma conclusão interessante. Os aplicativos pré-instalados são aqueles que o próprio sistema operacional (do Google ou da Apple) baixa automaticamente nos dispositivos, como apps relógio, mensagens, clima, câmera e fotos.

A pesquisa foi patrocinada pelo Facebook, e Joe Osborne, porta-voz da empresa, disse ao The Verge que a empresa patrocinou o estudo para mostrar o “impacto dos aplicativos pré-instalados no ecossistema competitivo de aplicativos.”

publicidade
Domínio de apps da Apple no iOS e do Google no Android

No relatório feito no final do ano passado, foi revelado que a Apple domina o mercado de aplicativos pré-instalados em aparelhos com seu sistema operacional. Em dispositivos iOS, dos 20 aplicativos padrões mais encontrados, 15 são da Apple (75% do mercado), sendo que 8 aparecem nas primeiras posições da lista. Entre eles o Tempo (Apple Weather), o Apple Fotos (Photos) e o Relógio (Clock).

Um pouco mais equilibrado, o Google domina em apps padrões para aparelhos com Android, ocupando 60% do mercado, 12 aplicativos pré-instalados do próprio desenvolvedor do sistema estão entre os mais ativos, sendo que 4 desses apps lideram a lista. Apps como Google Search, YouTube e Gmail são os mais utilizados.

Apps da Apple e do Google dominam o mercado

Apps da Apple e do Google dominam o mercado (Fonte: Comscore)

Pode-se observar ainda, que o Facebook é o único desenvolvedor (tirando a Apple e o Google) que conta com dois ou mais apps em ambas as listas. Sendo duas vezes no iOS (Facebook e Instagram) e três no Android (Facebook, Facebook Messenger e Instagram). É interessante destacar também a presença da Amazon nas duas listas.

Lembrando que na Rússia, a Lei “anti-Apple”, que exige que celulares, iPads e outros dispositivos instalem aplicativos russos, entrou em vigor há uns meses.

publicidade

Via 9 to 5 Mac

Imagem: PhotoMIX Company/Pexels/CC