Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O ano de 2021 vem sendo cheio para o Twitter — que já lançou os Spaces, planeja o Twitter Blue, testa o Super Follow, e poderá ainda disponibilizar reações para as mensagens. Isto, porém, pode não ser tudo: antes mesmo que algum insider saísse na frente, a própria rede social tornou público algumas de suas ideias futuras: uma função de amigos confiáveis, como os melhores amigos do rival Instagram.

Se você for hard user do Twitter, talvez saiba que muitas pessoas optam por ter uma conta pública, e outra trancada — apenas para os amigos próximos. Se não for, imagine isto como uma gambiarra para alcançar o mesmo resultado do Instagram Stories, que permite esta filtragem entre publicações públicas e restritas. Com uma função de amigos confiáveis, o Twitter pode acabar com a necessidade de cada usuário ter várias contas para se comunicar com públicos distintos.

publicidade

Captura de tela dos possíveis recursos de amigos confiáveis, Facets e palavras sensíveis do Twitter

Antes que Jane Manchum Wong pudesse antecipar a novidade, foi uma designer da plataforma que antecipou os estudos desta função — e de duas outras. Para os amigos confiáveis, o Twitter poderia permitir que, na área de tweet, o usuário selecionasse a audiência-alvo. Este público poderia ser selecionado previamente, montando uma lista personalizada.

Facets

Outra ideia que a plataforma estuda são as chamadas Facets. Com elas, o usuário teria vários feeds personalizáveis, e o seguidor teria que segui-la em cada um deles. Alguns poderiam ser públicos, outros privados — sendo necessário solicitar acesso. Desta forma, o usuário poderia ter um feed genérico, outro para comentar os spoilers de suas séries, e ainda um privado para amigos confiáveis.

Captura de tela dos possíveis recursos de amigos confiáveis, Facets e palavras sensíveis do Twitter

publicidade
Palavras sensíveis

Por último, outro estudo do Twitter que se junta às Facets e função de amigos confiáveis é a possibilidade de alertar seguidores sobre palavras sensíveis. Ao redigir uma resposta a um conteúdo daquela pessoa, o usuário poderia ser advertido de que alguma palavra ou frase incômoda ao destinatário foi escrita, e que por isso seu tweet irá para o final da lista de discussão, ficando em menor evidência.

Captura de tela dos possíveis recursos de amigos confiáveis, Facets e palavras sensíveis do Twitter

Se implementadas, as novidades poderão mudar a dinâmica da rede social, hoje despida de mecanismos oficiais para restringir, de forma personalizada, a entrega de publicações. Mas, por enquanto, as funções são um estudo da plataforma. Curioso que tudo isso tenha sido revelado de forma tão antecipada — mas pode ser uma forma do Twitter coletar feedbacks.

Via The Verge