Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Após uma atualização do app do Google, alguns usuários do mundo todo (inclusive do Brasil), de marcas como Samsung, Motorola e do próprio Google Pixel, começaram a perceber que a ferramenta estava travando. A nova versão 12.23.16.23, ao que tudo indica, trouxe um bug que também afeta o Google Assistente, o Google Lens e o Google Podcasts.

De acordo com relatos dos usuários, mesmo sem iniciar nenhuma busca, o app do Google, que geralmente vem pré-instalado nos telefones Android, fica travando seguidamente. Algumas pessoas estão tendo problemas até com o Android Auto. Enquanto isso, o Google Assistente mostrou que é afetado por esse problema e não pode ser iniciado para comandos de voz.

publicidade
Como resolver

A conta oficial do Google no Twitter entrou em contato com um dos usuários afetados e que relatou o bug na rede social, instruindo para o rapaz reiniciar o aparelho celular com o problema, segurando o botão desligar por 30 segundos. Em resposta, o usuário informou que o procedimento deu resultado. Porém, pode haver casos em que só reiniciar o telefone não será o suficiente.

publicidade

Então, é necessário seguir outros caminhos. Uma primeira opção pode ser a limpeza de memória cache do app no celular. Para isso, a pessoa precisa abrir o app de Configurações do Android, ir para Aplicativos e notificações e tocar em Ver todos os aplicativos. Em seguida, encontrar e selecionar o app do Google (também é possível fazer a busca do app pelo campo de pesquisa na parte de cima da tela de Aplicativos, digitando “Google”).

A partir daí, o usuário tem que selecionar Armazenamento e cache, tocar em Limpar armazenamento (ou Gerenciar espaço) e, por fim, tocar em Limpar todos os dados e confirmar. O procedimento, segundo a empresa, irá limpar algumas configurações do Google app que está travando, além de revisar as configurações, caso o padrão tenha sido alterado pelo usuário.

Programa beta do Google app

É possível também se inscrever no programa beta do Google app, que lançou a versão 12.24. Essa atualização já tem surtido efeito para alguns usuários e pode ser a melhor opção para algumas pessoas.

Por último, para resolver o problema de travamento, há como reverter a versão do app do Google para a que veio no dispositivo de fábrica. O caminho é o mesmo que aquele feito para limpeza de cache, porém, ao invés de selecionar Armazenamento, ao encontrar e selecionar o aplicativo, a pessoa clica nos três pontinhos no canto de cima da tela e clica em Desativar atualizações.

Este último processo exigirá que o Google Assistente seja configurado novamente no telefone. Além disso, os episódios baixados em Podcasts serão excluídos. Se esta for a forma escolhida, é aconselhado que não seja atualizado o Google app até que seja lançada uma versão corrigida, pois o problema de travamento ocorrerá novamente.

Via 9to5Google

Imagem: Patryk Kamenczak/Pexels/CC