Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google anunciou hoje no Google I/O um recurso que funcionará como uma espécie de chave digital no Android 12, que permitirá que o carro do usuário seja destravado pelo celular. A funcionalidade servirá tanto para travar como para destravar o veículo, e até mesmo para ligar o automóvel por meio do smartphone. Além disso, será possível compartilhar a chave digital do carro de forma segura e remota com amigos e familiares.

O recurso está baseado na tecnologia ultra wideband (UWB), que possibilita a execução de tarefas sem precisar tirar o telefone do bolso para usá-lo como chave do carro, por exemplo. Nos modelos de veículos que estiverem habilitados para tecnologia Near Field Communication (NFC), a função de destravar ou travar deverá ser tão fácil quanto tocar o celular na porta do automóvel.

publicidade

função de destravar carro em um celular Android

A partir do final deste ano, as chaves digitais de carro estarão disponíveis em alguns telefones Pixel e Samsung Galaxy. O Google está trabalhando com a BMW e outras fabricantes para levar o recurso de chave digital para seus próximos modelos de veículo. A novidade apresentada no Google I/O deste ano está entre diversas outras voltadas para o uso e a funcionalidade de dispositivos Android em conjunto com o celular.

Confira no blog do Google como será a integração do Android 12 com outros dispositivos, incluindo carros.

publicidade
Os planos estão em andamento

Esse recurso de chave digital vai ao encontro do contexto desse nosso post, no qual falamos sobre um tipo de hardware chamado de Elemento de Segurança (SE em inglês) realiza o armazenamento de dados sigilosos que são utilizados em processos como criptografia e proteção de senhas. O Android Ready SE Alliance, anunciado em março pelo Google, funciona como uma parceria da empresa com fornecedores de chips SE, que permitem, entre outras coisas, a função de chave digital de automóveis.

Pelo lado do Galaxy, em janeiro, publicamos que a Samsung anunciou em seu evento Samsung Galaxy Unpacked 2021 a possibilidade de usar os celulares como chave para travar e destravar a porta do carro. Por meio da tecnologia UWB (e da tecnologia NFC), os aparelhos fariam essas funções e também poderiam dar a partida em futuros modelos de automóveis.