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Mais de 130 funcionários do Google Health, divisão da empresa focada em produtos para médicos, foram transferidos para o Google Search e para a Fitbit (empresa comprada pelo Google em 2019, uma transação que só foi concluída esse ano), que trabalha em dispositivos e serviços. As informações vieram de três atuais e ex-funcionários da Alphabet (dona do Google) e constavam em um memorando interno da empresa, visto pelo Business Insider.
As transferências ocorrem em meio a mudanças estruturais do Google, como o desligamento de 20% do quadro de funcionários do Google Health, que passou a contar com 570 pessoas agora. Esta divisão da empresa, criada em 2018, tem como foco áreas como pesquisa, imagem, ferramentas clínicas e sensores de saúde.
De acordo com as informações coletadas, as mudanças buscam melhorar em espectros como velocidade de execução. Além disso, esses movimentos do Google também devem apoiar o trabalho mais amplo da empresa em um momento de expansão de seu foco em saúde e bem-estar. Um porta-voz do Google Health afirmou que a divisão continuará desenvolvendo produtos para médicos e conduzindo pesquisas visando “garantir que todos os projetos relacionados à saúde no Google atendam aos mais altos padrões”. O Google Health permanecerá como encarregado de pesquisas de ferramentas clínicas, sensores de saúde e outras soluções, com os funcionários consolidados em três equipes que não desenvolverão produtos voltados para o consumidor.
O Fitbit possui mais de 29 milhões de usuários e é conhecido por seus rastreadores de fitness. A plataforma também oferece serviços de coaching e trabalha com planos de saúde, sistemas de saúde e outros grupos do setor. Essas áreas de ação do Fitbit funcionam no Google em uma espécie de paralelo com a divisão do Google Health, que vem adotando cada vez mais ferramentas móveis, como sensores que identificam as condições da pele e medem a frequência cardíaca.
Estão sendo absorvidas pela divisão do Fitbit as equipes que trabalham com sensores de saúde e registros pessoais de saúde, bem como alguns de seus líderes em desenvolvimento de negócios. Essas impressões foram observadas conforme um memorando interno do Dr. David Feinberg, chefe do Google Health, e também em alterações nos perfis de vários funcionários no LinkedIn.
Outro nome que se junta à equipe do Fitbit é Shwetak Patel, ex-diretor de tecnologias de saúde do Google Health. Patel continuará seu trabalho em sensores de saúde em parceria com a equipe de IA recentemente instituída no Google Health. Já quanto ao Google Search, um grupo do Health está sendo transferido para a divisão de pesquisas com o objetivo de criar uma vertical de “jornadas da saúde”. Este grupo dará continuidade a muitos projetos que surgiram da pandemia do coronavírus, como a criação de uma forma de ajudar as pessoas a procurar médicos que ofereçam atendimento virtual e façam exames para detectar problemas de saúde mental.
Diante dessas transferências, com o Fitbit recebendo a bagagem de profissionais especializados em sensores e desenvolvimento de negócios do Health, a divisão fitness de produtos voltados para o público consumidor estaria bastante reforçada. Segundo Feinberg, o Fitbit cumpre uma função de “ligar tudo o que envolve o bem-estar com a saúde, para que as pessoas possam encontrar o bem-estar e sentir-se saudáveis onde quer que estejam”.
Assim, os futuros dispositivos lançados com a marca Fitbit, como pulseiras de atividade e smartwatches que medem dados como número de passos, frequência cardíaca e qualidade do sono, passarão a contar com um reforço considerável em expertise com funcionários que vieram do Health.
Via Business Insider
Imagem: Joshua Miranda/Pexels/CC