Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Brasil tem, atualmente, 14,4% de pessoas desocupadas, segundo dados do IBGE. A fim de ajudar as pessoas que estão sem emprego, o LinkedIn anunciou o lançamento da campanha LinkedIn Te Apoia para ajudar os desempregados a se recolocarem.

A rede social corporativa entrevistou dois mil brasileiros desempregados e descobriu que nove a cada 10 profissionais acreditam haver estigma negativo associado ao desemprego e 45% dos entrevistados já esconderam de pessoas próximas que estavam sem trabalho. Destes, 55% mentiram por vergonha e 27% por acreditarem que assumir o desemprego reduziria sua chance de conseguir um novo emprego.

publicidade

Temos uma forte cultura no Brasil de que o desemprego é, muitas vezes, considerado como consequência do desempenho do profissional e não devido à falta de oportunidades do mercado. Por isso, muitos tendem a esconder este fato com receio de não conseguirem se recolocar”, afirma Ana Claudia Plihal, executiva de soluções de talentos da rede social. Segundo Ana Claudia, o resultado da pesquisa surpreendeu  e expôs a necessidade de mudar o viés inconsciente tanto do profissional quanto das empresas.

Efeitos emocionais

Segundo a pesquisa do LinkedIn, a campanha pode auxiliar também na saúde emocional dos profissionais desempregados, uma vez que muitos afirmaram que:

  • 36% estão estressados e preocupados por não encontrarem um novo emprego;
  • 30% estão confusos por falta de um retorno das entrevistas;
  • 17% se sentem derrotados pela rejeição em processos seletivos;
  • 48% disseram ter desistido de uma candidatura em até cinco oportunidades de emprego que queriam por não se sentirem qualificados o suficiente.

A campanha consistirá com lives promovidas com Top Voices e especialistas. A primeira  já tem até data para acontecer: 18/05, às 16 horas e será apresentada pelo consultor de mídias sociais e marketing digital Cristiano Santos, que conversará com Tais Larga, especialista em carreira e recolocação e autora de livros. O tema abordado será como a rede social pode ajudar na busca por uma nova oportunidade de emprego.

No dia 25/05, no mesmo horário, está agendada a segunda rodada de conversas, dessa vez abordando como a rede social pode ajudar as PMEs. Cristiano será o anfitrião e terá a presença de Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e de Fabrício Oliveiro, professor, pesquisador e empreendedor. A campanha LinkedIn te Apoia terá ainda um eBook gratuito com ferramentas, dicas e recomendações para que os desempregados que não puderam acompanhar as lives tenham como se orientar na recolocação profissional.

publicidade

Imagem: Anna Schvets/Pexels/CC